Fechar
GP1

Piauí

Piauí é o quarto estado com mais focos de incêndio no Brasil

Os dados coletados pelo Inpe foram divulgados nessa quinta-feira (6), pelo Ministério do Meio Ambiente.

O Ministério do Meio Ambiente publicou nessa quinta-feira (6), dados coletados pelo BDQueimadas, sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que apontaram 432 focos de incêndio no Piauí, no mês de junho de 2023, o maior número registrado desde 2012, quando a marca chegou a 865.

Comparado ao mês de junho de 2022, o estado registrou um aumento de 40,74%. Dessa forma, entre os estados com mais focos de incêndio, o Piauí ocupou a quarta posição.

Foto: Divulgação/AscomQueimadas em Teresina
Queimadas

Além disso, a pesquisa também fez um recorte por biomas e mostrou que, em junho, a Amazônia teve 3.075 focos de incêndio, o maior número registrado desde 2007, quando a marca chegou a 3.519. Já no Cerrado, em junho desse ano, foram apontados 4.472 focos de incêndio, o maior número desde 2010, quando foram computados 6.443.

Os dados do BDQueimadas são coletados por satélites que detectam apenas as ocorrências de fogo com extensão de mais de 30m². "Ou seja, não é porque alguém acendeu uma fogueirinha de São João ou uma churrasqueira no fundo do quintal que o satélite vai detectar", disse o pesquisador do Inpe, Alberto Setzer, que atua no projeto.

Educação ambiental na capital piauiense

Vale lembrar que, na quarta-feira (5), a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina, relançou a cartilha de Educação, Prevenção e Combate às queimadas, denominada: “Teresina Sem Queimadas”.

O guia conta com orientações e informações sobre as consequências do fogo. As cartilhas estão sendo distribuídas inicialmente nas escolas municipais da zona rural de Teresina. Em seguida, a entrega irá se estender nas escolas da zona urbana.

O Secretário da Defesa Civil Municipal, Carlos Ribeiro, reforçou que a sociedade é protagonista na prevenção e combate às queimadas. “O objetivo da cartilha é sensibilizar a população para a necessidade de preservar o meio ambiente, alertando sobre as consequências do fogo”, disse.

Lei Municipal de Teresina

A Lei de Municipal, n.º 5073, de 08 setembro de 2017, descreve em seu artigo 1, que é proibido a queima de resíduo sólido, mato ou qualquer outro material orgânico, ou inorgânico, no âmbito do perímetro do Município de Teresina. Os valores das penalidades variam de R$ 1.500 a R$ 4.500.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.