Fechar
GP1

Piauí

Prefeitos do Piauí anunciam paralisação dos serviços públicos no dia 30

Mais de 90% das prefeituras vão aderir à paralisação, em protesto contra a queda na arrecadação do FPM.

Prefeitos de quase todas as cidades do Piauí vão realizar um protesto no dia 30 de agosto, paralisando todas as atividades prestadas pelos municípios, com exceção dos serviços da saúde, considerados essenciais. A manifestação se dá em virtude da queda significativa no repasse de recursos, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os royalties do petróleo, bem como a demora na liberação das emendas de custeio da saúde.

Ao GP1, o prefeito Toninho de Caridade (PSD), presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), informou que 90% das 224 prefeituras do estado vão aderir à paralisação.

Foto: Lucas Dias/GP1Toninho de Caridade
Toninho de Caridade

“Há uma mobilização dos presidentes das associações dos municípios do Nordeste para uma paralisação no dia 30, para que a gente possa mostrar a toda a população e ao governo as dificuldades que os municípios estão enfrentando, com a constante queda do FPM, como também com o atraso das emendas parlamentares”, declarou Toninho de Caridade.

Foto: Divulgação/APPMParalisação está sendo mobilizada pela APPM
Paralisação está sendo mobilizada pela APPM

Ainda segundo o presidente da APPM, prefeituras dos estados do Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte também vão aderir ao movimento. “Estamos irmanados com todos os municípios dos Nordeste, com o apoio da CNM [Confederação de Municípios]. Mais de 90 por cento dos municípios piauienses estão pedindo socorro, pois há muita dificuldade para manter as folhas de pagamento em dia. Queremos uma sensibilidade do Governo Federal para agilidade na liberação dessas emendas, como também na reparação da perda do FPM, então, vamos juntos para essa luta, é a luta do municipalismo e da população, porque é onde as pessoas moram, e é lá que temos que ter um serviço de qualidade”, concluiu o prefeito.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.