Fechar
GP1

Piauí

Projeto do Piauí é premiado no maior congresso de apicultura do mundo

O Projeto de Reflorestamento Apícola da Casa Apis garante alimentação para as abelhas no período de seca.

No início deste mês, o Projeto de Reflorestamento Apícola da Casa Apis foi premiado no 48º Congresso da Federação Internacional de Associações de Apicultores (Apimondia), na categoria Apicultores para o Planeta. O projeto consiste no plantio de árvores melíferas em áreas degradadas para garantir a alimentação das abelhas no período de seca, além do sombreamento.

O Sebrae no Piauí, por meio do Projeto Agronordeste Picos, é um dos parceiros dessa iniciativa inovadora focada na sustentabilidade ambiental. A instituição vem disponibilizando consultorias tecnológicas do Programa Sebraetec para assegurar os melhores resultados para os 129 apicultores da base produtiva da Casa Apis, localizados nos municípios de Jacobina do Piauí, Picos, Simões, Pio IX, Itainópolis, Wall Ferraz, Marcolândia, Belém do Piauí, São José do Piauí, Caridade do Piauí, Fronteiras, Lagoa do Sítio e Vera Mendes.

Foto: DivulgaçãoProjeto de Reflorestamento Apícola da Casa Apis foi premiado no 48º Congresso da Federação Internacional de Associações de Apicultores (Apimondia)
Projeto de Reflorestamento Apícola da Casa Apis foi premiado no 48º Congresso da Federação Internacional de Associações de Apicultores (Apimondia)

“Todos nós que fazemos o Sebrae no Piauí estamos muito felizes com essa grande conquista da Casa Apis, cooperativa que conta com o apoio da nossa instituição desde o seu nascedouro. Esse reconhecimento da Apimondia contribui para o fortalecimento da atividade apícola no semiárido piauiense, que hoje é referência mundial em sustentabilidade ambiental. Ganham os pequenos apicultores cooperados da Casa Apis, ganha a economia do Estado”, declara o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

De acordo com o presidente da Casa Apis, Antônio Leopoldino Dantas Filho, mais conhecido como Sitonho, o apoio do Sebrae ao projeto foi muito importante para a conquista desse prêmio. “O projeto foi pensado como uma estratégia para garantir a alimentação das abelhas, mantendo os enxames durante a estiagem, já que devido às certificações da Casa Apis de produto orgânico e de Comércio Justo, se fazia necessária manter a alimentação natural dos insetos. Embora já tivéssemos todo o conhecimento prático da apicultura, adquirido ao longo dos anos, precisávamos de especialistas em reflorestamento para auxiliar no processo. O Sebrae disponibilizou dois profissionais, que têm feito um excelente trabalho na região. E o prêmio recebido na Apimondia é a prova de que estamos no caminho certo”, afirma.

Foto: Divulgação/SEBRAEProjeto Agronordeste Picos, do Sebrae, é um dos apoiadores da iniciativa
Projeto Agronordeste Picos, do Sebrae, é um dos apoiadores da iniciativa

Os consultores do Sebrae atuam desde o georreferenciamento, diagnóstico das áreas a serem trabalhadas, preparo do solo, produção de mudas em viveiros e tratos culturais das plantas até o acompanhamento técnico dos apicultores.

“Fomos procurados pela Casa Apis para auxiliar os apicultores nesse projeto. A dificuldade inicial era de germinar as mudas, insumo essencial para o reflorestamento das áreas degradadas. Por meio do Sebraetec, os consultores passaram a atuar desde a coleta da semente no campo até o plantio e a germinação. Hoje, já temos quase 70 mil árvores plantadas, numa área de 79 hectares, além de 134 hectares preparados para serem reflorestados”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Foto: Divulgação/SEBRAEProjeto da Casa Apis é focado na sustentabilidade ambiental
Projeto da Casa Apis é focado na sustentabilidade ambiental

Entre as espécies plantadas estão jatobá, juazeiro, sabiá, angico de bezerro, aroeira, moringa, algaroba e leucena, que são espécies resistentes a estiagem e cujas floradas produzem pólen e néctar para alimentação das abelhas, sendo ainda importantes para o sombreamento, aspectos essenciais para manutenção dos enxames no período da seca.

Foto: Divulgação/SEBRAEDiretor executivo da Casa Apis, Wellington Dantas, recebendo a premiação em Santiago
Diretor-executivo da Casa Apis, Wellington Dantas, recebendo a premiação em Santiago

Além do Sebrae, a Casa Apis contou com o apoio de parceiros internacionais – Project Apis m., Oxfam Internacional e Norevo – que aportaram recursos para aquisição de máquina agrícolas, investimento em infraestrutura logística, perfuração de poços, equipamentos de irrigação, entre outras providências necessárias para o pleno sucesso do projeto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.