Fechar
GP1

Piauí

Pedidos de exames médicos devem ter maior prazo de validade no Piauí

O projeto foi apresentado no plenário da Alepi nesta quarta-feira (6) e agora segue para a CCJ.

O deputado estadual Henrique Pires (MDB) apresentou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na manhã desta quarta-feira (6), o Projeto de Lei 221/2023, que pretende ampliar o prazo de validade dos pedidos médicos relacionados a exames diagnósticos complementares.

De acordo com a matéria, o prazo de validade dessas requisições passará de 30 para 60 dias, a contar da data de emissão do pedido médico. Ainda segundo o texto apresentado, com a criação dessa lei seriam evitadas locomoções desnecessárias e visitas aos serviços de saúde apenas para a busca de renovação dos pedidos médicos que envolvam exames diagnósticos complementares. Dessa forma, haveria o controle da transmissão de diversas doenças.

Foto: Reprodução/FreepikPedidos de exames médicos devem ter maior prazo de validade no Piauí
Pedidos de exames médicos devem ter maior prazo de validade no Piauí

Exame diagnóstico complementar é qualquer tipo de exame médico, seja laboratorial, de imagem, endoscópico ou de patologia clínica, utilizado para a confirmação de hipóteses diagnósticas e tratamento. Ele é solicitado após o médico ter examinado o paciente e ter formulado as primeiras hipóteses de diagnóstico, para que as informações necessárias ao diagnóstico de fato sejam levantadas e auxiliem na tomada de decisão do profissional da saúde.

A matéria foi lida no pequeno expediente da sessão plenária desta quarta (6) e seguirá para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepi.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.