Fechar
GP1

Piauí

Pequenos negócios geraram mais de 90 empregos por dia no Piauí

Índice coloca o Estado em primeiro lugar no Brasil em saldo de vagas por mil empregados.

A participação dos pequenos negócios na geração de empregos no Piauí alcançou, em julho, o melhor resultado do ano. No Brasil, foi o segundo melhor resultado de 2023. Os números são de um levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que considera o saldo de empregos (contratação já descontadas as demissões).

Das 142,7 mil vagas criadas no mês no Brasil, 113,8 mil foram abertas pelas micro e pequenas empresas (MPE), o que representa quase 80% do total e uma média 3,7 mil vagas de emprego por dia. No Piauí, foram criadas pouco mais de 2,7 mil vagas, o que representa 73% do total e mais de 90 vagas criadas diariamente. O saldo de empregos no Piauí, que foi de 17,37 novos postos por mil empregados, coloca o Estado em primeiro lugar no Brasil, ficando ainda muito acima da média nacional, que foi de 5,95.

“A cada novo levantamento fica mais evidente a relevância dos pequenos negócios para a economia do Piauí e do Brasil. Acreditamos que os bons resultados se devem a uma maior confiança na economia e ao aumento gradativo do consumo, que demanda mais mão-de-obra. Estamos atentos a esse cenário e continuamos firmes na missão de apoiar os pequenos negócios para que continuem competitivos e sustentáveis, sendo a mola propulsora da nossa economia”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Lima Filho.

No acumulado de 2023, o Brasil já conta com 1,2 milhão de empregos gerados, sendo 71% (825,4 mil) nas micro e pequenas empresas. Já as médias e grandes acumularam 191,7 mil novos empregos, representando 16,4% das contratações. No Piauí, as MPE geraram no mesmo período 12,3 mil empregos, o que representa quase 75% do total de vagas criadas.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o resultado confirma as boas expectativas dos empreendedores com a retomada da economia. “A partir de indicadores cada vez mais positivos, somados ao controle da inflação e à perspectiva de continuidade na queda da taxa de juros, os donos de pequenos negócios estão retomando o otimismo. O que faz os empreendedores criarem vagas de emprego é a confiança de que o país é capaz de acelerar o ritmo de crescimento”, comenta.

No Piauí, a maioria dos empregos gerados nas MPE, em julho, foram nos setores de Serviços (1,3 mil vagas), Construção (1,1 mil vagas) e Comércio (211 vagas).

Levando em consideração a Classificação Nacional por Atividades Econômicas (CNAE), a maioria das vagas foram criadas por pequenos negócios das áreas de Atividades de atendimento hospitalar; Obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações; Fabricação de álcool; Seleção e agenciamento de mão-de-obra; Construção de rodovias e ferrovias; Instalações elétricas; Cultivo de cana-de-açúcar; Obras de engenharia civil não especificadas anteriormente; Produção florestal − florestas nativas; e Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.