Fechar
GP1

Piauí

Semarh alerta para risco de chuvas intensas em 210 cidades do Piauí

Instituto de Meteorologia prevê chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos de 40 a 60 km/h.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas e fortes ventos em 210 municípios do Piauí, válido até as 10h da manhã desta sexta-feira (12). O Instituto de Meteorologia (INMET) prevê chuvas de até 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos de 40 a 60 km/h.

O comunicado da Semarh destaca riscos potenciais, incluindo queda de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A população foi instruída a não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e a evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Avenida Nossa Senhora de Fátima fica alagada após chuva
Via fica alagada após chuva

Foi emitido também um alerta sobre os riscos de usar aparelhos celulares conectados à tomada. Segundo a Semarh, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está indicando que a partir de agora o estado presenciará um período chuvoso mais regular. O outro sistema é o vórtice ciclônico, que está direcionando a umidade para o sul do estado, podendo trazer mais chuvas.

Segundo os dados do INMET, as previsões apontam uma regularidade nas chuvas até o final de janeiro. Os acumulados das chuvas ficarão em torno dos 50 mm, com possibilidade de eventos onde o quantitativo acumulado em 24 horas poderá ser ultrapassado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.