Fechar
GP1

Piauí

Fides Angélica toma posse como presidente da Academia Piauiense de Letras

Diversas autoridades prestigiaram a posse, dentre elas o governador do Estado Rafael Fonteles.

A professora, advogada e escritora Fides Angélica Ommati assumiu, nessa quarta-feira (24), a presidência da Academia Piauiense de Letras. A solenidade ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil do Piauí (OAB-PI) às 19 horas. Diversas autoridades prestigiaram a posse, dentre elas o governador Rafael Fonteles.

Fides Angélica será a 18ª presidente da Academia, na sucessão do jornalista Zózimo Tavares, em cuja gestão exerceu o cargo de secretária-geral, e também será a primeira mulher a presidir a instituição, que tem 106 anos de existência.

Foto: Reprodução/InstagramFides Angélica toma posse como presidente da Academia Piauiense de Letras
Fides Angélica toma posse como presidente da Academia Piauiense de Letras

A nova presidente da APL ocupa a cadeira 40, que tem como patrono o poeta Mário Faustino. “A minha escolha para ser a primeira mulher a representar as mulheres acadêmicas foi motivo de muita gratidão. Fiquei surpresa e muito feliz, mas exige e impõe deveres maiores e mais exigentes devido à novidade da figura feminina. Confortavelmente saber que estou bem acompanhada nesta missão”, declarou a nova presidente da APL.

Zózimo Tavares, que exerceu o mandato de presidente da APL de 2020 a 2023, também esteve presente no evento e destacou o que considera as principais iniciativas da academia durante a sua gestão.

“Eu acho que a minha gestão pode ser lembrada por três ações. Uma foi o ingresso da academia na era digital, nós precisamos dar esse salto na época da pandemia. Depois, essa luta pela implantação do ensino de literatura piauiense nas escolas públicas e particulares do Piauí e, finalmente, esse processo de interiorização, esse diálogo da academia com os polos de cultura do interior do estado. Esses foram os principais marcos da minha gestão, sem interromper as atividades de rotina, como lançamento de livros, seminários, palestras, etc.”, destacou o jornalista e agora ex-presidente da APL, Zózimo Tavares.

Confira a nova composição:

- Fides Angélica: presidente;

- Acadêmico Fonseca Neto: vice-presidente;

- Socorro Rios Magalhães: 1ª secretária;

- Acadêmico Magno Pires: secretário geral;

- Acadêmico Reginaldo Miranda: tesoureiro e

- Zózimo Tavares: 2º secretário.

Biografia

Fides Angélica nasceu em Floriano, em 1945. Ainda criança sua família se transferiu para Teresina, onde iniciou seus estudos e se formou.

Ela abraçou o magistério ainda muito jovem, antes de formar-se em Direito e em Letras. Fez Curso de Especialização e Metodologia do Ensino Superior (1975) e mestrado em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978).

É procuradora aposentada do Estado do Piauí. Conselheira e Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí. Professora catedrática da Universidade Federal do Piauí.

Ingressou na Academia Piauiense de Letras em 1994, ocupando a Cadeira 40, que tem como patrono o poeta Mário Faustino.

Fundadora e presidente, até o ano passado, da Academia Piauiense de Letras Jurídicas.

Bibliografia

A professora Fides Angélica publicou os seguintes livros na área jurídica: Manual Elementar de Direito Judiciário; Estudos de Direito Público Comparado, 1977; Estudos Sobre a Constituição Brasileira de 1924, À Luz das Ideias Políticas, 1969; Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, 1977, e As Constituições Piauienses, 1988, em co-autoria com José Eduardo Pereira, e Direito como dever (2002).

Ela escreveu livros também o romance Presença do tempo (2020), a biografia Memória de uma vida curta e exemplar (2014) e Apresentando e Prefaciando” (a ser lançado).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.