Fechar
GP1

Piauí

Comandante Scheiwann Lopes expulsa mais cinco policiais da PM-PI

Entre os expulsos está Jean Carlos Júnior, acusado de participar de um arrastão na casa de um empresário.

O coronel Scheiwann Lopes, comandante da Polícia Militar do Piauí, expulsou mais cinco policiais da corporação após conclusões das comissões processantes. As decisões foram assinadas na última sexta-feira (26). O coronel já havia expulsado dois PMs na última semana, um condenado por receber propina e outro acusado de homicídio qualificado.

Entre os novos expulsos está o soldado Jean Carlos Nunes Carneiro Júnior, que foi preso em julho de 2021 acusado de participar de um arrastão, juntamente com a influencer Roani Sampaio, na casa do empresário José Abel Paes Landim, no dia 12 de fevereiro, em Teresina.

Foto: Lucas Dias/GP1Comandante da PM-PI, Coronel Scheiwann Lopes
Comandante da PM-PI, Coronel Scheiwann Lopes

Conforme a decisão, documentos probatórios juntados aos autos apontaram o mal ferimento aos preceitos éticos e morais da instituição em virtude de ter praticado roubo em concurso de pessoas e com emprego de arma de fogo contra o empresário, demonstrando ser incapaz de permanecer na situação de atividade em que se encontra.

“A conduta exigida a todos os policiais militares da instituição castrense do Estado do Piauí, é que estes mantenham a ética e a disciplina não só nas tratativas com a instituição policial militar, mas em todas as condições da sua vida particular ou profissional, caso contrário, haverá divergência na confiabilidade que a sociedade espera de um policial militar, e a sua conduta de não zelar pelas diretrizes pautadas nos códigos da instituição, sendo ainda mais grave, pois este representa o Estado em sua atuação frente ao cidadão”, destacou o coronel Scheiwann Lopes.

Foto: ReproduçãoJean Carlos, Thiago Ruan e Francisco Moisés (da esquerda para a direita)
Jean Carlos, Thiago Ruan e Francisco Moisés (da esquerda para a direita)

O coronel então determinou ao comandante do 17º BPM que providencie o imediato recolhimento dos uniformes e insígnias de uso privativo da corporação, dos documentos de identidade militar, do porte de arma de fogo e outros bens e objetos pertencentes à instituição que estiverem em poder do ex-policial militar.

Tentativa de feminicídio

O soldado Leilson Ferreira Dorta também foi expulso da corporação acusado de tentar matar a ex-mulher, em julho de 2020, no município de Regeneração. Ele chegou a ser preso em flagrante, em Angical, no dia do crime, ao tentar fugir.

Em seu interrogatório, o acusado afirmou ter agido em um momento de abalo psicológico, diante da relação conturbada que teve com a vítima, bem como de um aborto espontâneo que a ex-mulher alega ter sofrido.

Capotamento de viatura

O comandante também expulsou o cabo Roberto Francisco Verdiano, que capotou uma viatura da PM, no dia 17 de julho de 2021, entre os municípios de São João do Piauí e Campo Alegre do Fidalgo.

Consta na decisão que ficou comprovado em relatório que o policial abandonou seu posto para passar a tarde inteira em um bar na companhia de mulheres e que em um trajeto, após pegar outras mulheres em uma casa, perdeu o controle do veículo em uma curva e acabou capotando a viatura resultando em danos no valor de R$ 210.050,00 (duzentos e dez mil e cinquenta reais).

Foto: Reprodução/WhatsAppViatura da PM ficou totalmente destruída
Viatura da PM ficou totalmente destruída

Atualmente no BPTRAN/2ª CIA, foi determinando ao comandante da unidade que providencie o imediato recolhimento dos uniformes e insígnias de uso privativo da corporação, dos documentos de identidade militar, do porte de arma de fogo e outros bens e objetos pertencentes à instituição que estiverem em poder do policial militar.

Furto de motocicleta

Já o cabo João Batista Guimarães de Souza foi expulso da PM-PI acusado de, no dia 26 de julho de 2021, furtar uma motocicleta de dentro do pátio da 2ªCIA/2ºBPM, na cidade de Cocal, que encontrava-se sob custódia da Polícia Militar, após ter pernoitado na referida Companhia, mesmo estando de folga.

“Diante do exposto e da análise minuciosa dos fatos e argumentos apresentados, é inegável a gravidade das condutas que permearam o processo em questão”, destacou o coronel Scheiwann Lopes.

O comandante do 27º BPM deverá providenciar o imediato recolhimento dos uniformes e insígnias de uso privativo da corporação, dos documentos de identidade militar, do porte de arma de fogo e outros bens e objetos pertencentes à instituição que estiverem em poder do ex-policial militar.

Peculato

O sargento José Airton Lucena Pinto foi expulso após ter sido condenado a 3 anos de reclusão, no dia 10 de outubro de 2018, pelo crime de peculato.

O policial então foi expulso por ser considerado incapaz de permanecer nas fileiras da Polícia Militar do Estado do Piauí.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.