Fechar
GP1

Piauí

Universidades públicas do Piauí vão ofertar 10.515 vagas no SISU

As inscrições para o seletivo serão realizadas no período de 22 a 25 de janeiro deste ano.

As universidades públicas do Piauí, que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ofertarão mais de 10 mil vagas em 2024. O balanço, divulgado pelo Portal Nacional da Educação, mostra que os candidatos terão grandes chances de dar o pontapé no sonho de iniciar o ensino superior. As inscrições para o SISU serão realizadas no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Somente a Universidade Federal do Piauí (UFPI) ofertará 5.264 vagas nos cursos, enquanto a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) disponibilizará 4.215 vagas. De forma semelhante, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) ofertará 1.036 vagas, totalizando mais de 10.515 oportunidades.

Foto: Lucas Dias/GP1UFPI e Uespi
UFPI e Uespi

Conforme o termo de adesão assinado pelas instituições, as vagas são correspondentes aos cursos com início de aulas previsto para o primeiro e segundo semestre de 2024. Neste ano, a seleção apresenta algumas mudanças, e a inscrição dos candidatos será feita em apenas uma etapa, ou seja, o candidato não poderá escolher o semestre em que irá ingressar.

Essa escolha dependerá apenas da ordem de classificação no curso pretendido, na qual o aluno irá concorrer às vagas do ano inteiro. Para participar, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e não ter zerado a redação.

O resultado do seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Mudança na Lei de Cotas

Todos os candidatos inscritos no SISU serão avaliados na modalidade de ampla concorrência, em seguida, caso o candidato não seja aprovado e se enquadre na Lei de Cotas, pode optar pela reserva de vagas ofertadas pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.

Lista de espera

A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições, para ocupação das vagas que não foram preenchidas na chamada regular. O candidato que queira participar deve manifestar interesse a partir de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Cronograma

Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024.
Resultado: 30 de janeiro de 2024.
Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.