Fechar
GP1

Piauí

Piauí pode ter mês de fevereiro com chuvas acima da média, diz Inmet

Instituto pontua que chuva acima da média deve contribuir para lavouras de primeira safra.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um mês de fevereiro chuvoso para o Piauí e outras partes do Matopiba, que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A previsão de chuvas acima da média deve contribuir para a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento das lavouras de primeira safra, após um aumento na umidade do solo devido ao retorno das chuvas mais regulares nos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

Em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país, além de áreas do Pará, Amapá, Tocantins e Paraná, a previsão indica um total de chuva dentro ou ligeiramente acima da média. Este cenário também é previsto para o Brasil Central, onde a previsão de chuvas acima da média deve favorecer o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Chuvas causam alagamentos em avenidas
Chuvas causam alagamentos em avenidas

Por outro lado, a tendência é de chuva abaixo da média em parte da Região Norte e em áreas da Região Sul e dos estados de Mato Grosso e Goiás. Na Região Sul, os volumes de chuva previstos acima da média para o mês de fevereiro de 2024 tendem a manter os níveis de água no solo elevados, favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da semeadura e colheita de parte das lavouras.

No que diz respeito à temperatura, o Inmet prevê que as temperaturas fiquem acima da média em praticamente todo o país, com valores acima de 25ºC. Em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, a temperatura média poderá chegar aos 30ºC.

No centro-sul do Rio Grande do Sul e no sul de Minas Gerais, são previstas temperaturas próximas à média. No sul do Espírito Santo, leste de Santa Catarina e Rio de Janeiro, a previsão indica temperaturas ligeiramente abaixo da média. Essas variações de temperatura e precipitação podem ter impactos significativos na safra de grãos 2023/24 para as diferentes regiões produtoras.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.