Fechar
GP1

Piauí

Confira a previsão do tempo para os dias de Carnaval no Piauí

Para as cidades piauienses que fazem fronteira com o Maranhão, a expectativa é de muita chuva.

Os foliões do Piauí já podem adquirir capinhas e guarda-chuvas. Isso porque, segundo boletim publicado nesta sexta-feira (09) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão nos 224 municípios do estado é de perigo potencial de chuvas.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apontou grandes chances de precipitações, que devem durar até o dia 16 de fevereiro. A climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE), explicou a causa da grande chance de chuvas no Piauí neste período.

Foto: Divulgação/SemarhAlerta amarelo de chuvas no Piauí durante o Carnaval
Alerta amarelo de chuvas no Piauí durante o Carnaval

“No recorte de 09 a 16 de fevereiro, nós teremos condições de chuva para todo o estado, que virão em virtude da oscilação na zona de convergência intertropical que está oscilando mais ao Sul, e de uma formação em níveis altos que trará essa condição maior de umidade, que vai ficar entre os municípios que fazem fronteira com o Maranhão”, explicou a climatologista.

Diante desse fenômeno, algumas cidades podem registrar acúmulo de água das chuvas em até 100 mm, especialmente aqueles municípios que estão localizados na divisa entre o Piauí e o Maranhão.

Precauções

Durante os dias chuvosos de folia, é recomendado que em casos de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também deve ser evitado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, e em caso de dúvidas ou emergência, entre em contato com a Defesa Civil, por meio do telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, através do 193.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.