Fechar
GP1

Piauí

Piauiense indicada ao Nobel da Paz morre aos 80 anos em Brasília

Não foram divulgadas informações sobre velório e enterro. Lair completaria 81 anos no dia 28 de março.

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (13), em Brasília, a biomédica piauiense Lair Guerra, aos 80 anos. Ela estava internada no Hospital Santa Luzia desde o mês de janeiro para tratamento de pneumonia.

Não foram divulgadas informações sobre velório e enterro. Lair completaria 81 anos no dia 28 de março.

Foto: Reprodução/Arquivo pessoalLair Guerra
Lair Guerra

Lair Guerra foi indicada ao prêmio Nobel da Paz em 2004 pelo trabalho com o programa de combate a Aids, que foi um exemplo para o mundo.

Acidente

Lair sofreu um acidente de carro em 1996 na cidade de Recife, quando o táxi que a levava para uma conferência sobre a Aids bateu em um ônibus. A biomédica passou dois meses em coma e, após tratamento, ela voltou para casa em uma cadeira de roda e outras sequelas.

Guerra nasceu em 1943 no povoado Gety, município de Curimatá, no Piauí, e se formou na Universidade Federal de Pernambuco. Ela desempenhou um papel crucial no programa brasileiro de controle de doenças sexualmente transmissíveis. Além de contribuir no combate à Aids, também trabalhou como consultora em várias organizações internacionais de saúde.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.