Fechar
GP1

Piauí

Semarh multa empresa por perfuração irregular de poço no Piauí

A ação é resultado da operação "Água Legal", deflagrada pela pasta nessa quarta-feira (13).

Uma empresa foi multada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) devido a perfuração irregular de poços sem licenciamento ambiental. A ação é resultado da operação “Água Legal”, deflagrada pela pasta nessa quarta-feira (13), e que possui o intuito de fiscalizar o uso irregular dos recursos hídricos.

Na ocasião, os auditores da Semarh, com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil do Piauí, realizaram a apreensão da máquina utilizada pela empresa para realizar essa prática irregular.

Foto: Divulgação/ SemarhAuditora da Semarh durante operação Água Legal
Auditora da Semarh durante operação Água Legal

Conforme o secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, a operação percorreu várias cidades do Piauí, com o intuito assegurar o bom uso dos recursos hídricos. Para isso, as ações da Semarh que fiscalizam o uso irregular desse recurso natural serão intensificadas.

“A Semarh tem recebido inúmeras denúncias de perfuração de poços irregulares e sem autorização do órgão ambiental. Essa é apenas a primeira operação, então vamos intensificar. Sabemos que a água pertence ao povo do Piauí, precisa ser usada com racionalidade e respeitando as leis ambientais. A fiscalização é essencial para preservação dos corpos hídricos do Estado, sendo que poço só pode ser perfurado com autorização prévia”, destacou o secretário.

Foto: Divulgação/ SemarhMáquina usada para perfurar poços foi apreendida pela Semarh
Máquina usada para perfurar poços foi apreendida pela Semarh

Vale destacar que os poços perfurados sem autorização não podem ser regularizados. Além disso, a perfuração de poços tubulares e concessão de outorgas para captação subterrânea de água em área urbana para uso residencial é proibida.

Foto: Divulgação/ SemarhOperação Água Legal contou com apoio da Polícia Militar e Civil do Piauí
Operação Água Legal contou com apoio da Polícia Militar e Civil do Piauí

Segundo a lei 9.443/97, que trata sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, esse tipo de conduta é uma infração às normas de utilização de recursos hídricos, que pode acarretar em multas que variam de R$ 100 a R$ 50 milhões, proporcional à gravidade da infração. Nesse mesmo texto, é colocado que as edificações urbanas devem obrigatoriamente receber água por uma conexão com rede pública de abastecimento e esgotamento sanitário disponíveis.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.