Fechar
GP1

Piauí

Ministério Público do Piauí empossa novo promotor de Justiça

Natural de Floriano, Gilmar Pereira Avelino ingressou na carreira como promotor substituto.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) empossou Gilmar Pereira Avelino como novo promotor de Justiça substituto nos quadros da instituição, durante sessão ordinária na manhã da última sexta-feira (15). O cargo é o primeiro nível na carreira e o servidor atuará suprindo as licenças e férias de outros promotores mais antigos.

O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, abriu a solenidade e logo após, a promotora Everângela Barros, secretária-geral da Procuradoria-Geral de Justiça, iniciou a leitura do termo de posse do novo promotor, que assumiu o compromisso de desempenhar com retidão as funções do cargo, sempre em observância e cumprimento das leis do país.

Foto: Divulgação/MP-PIGilmar Pereira Avelino assinando termo de posse como promotor de Justiça substituto
Gilmar Pereira Avelino assinando termo de posse como promotor de Justiça substituto

“A partir de hoje sou uma parte que se junta a esse todo, com o objetivo de promover a Justiça para a sociedade piauiense, notadamente, para os que necessitam dos serviços públicos básicos. Portanto, peço a Deus que me conceda sabedoria, humildade e a firmeza necessária para o exercício de tão grande atribuição”, disse o novo promotor Gilmar Pereira, em seu discurso de posse.

O novo promotor inicia, na próxima terça-feira (19), o curso de adaptação promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), que tem como objetivo apresentar e orientar os novos servidores sobre a estrutura e o funcionamento do MP-PI.

Foto: Divulgação/MP-PINovo promotor de Justiça substituto do Ministério Público do Piauí durante seu discurso de posse
Novo promotor de Justiça substituto do Ministério Público do Piauí durante seu discurso de posse

Gilmar Pereira Avelino é natural de Floriano, município da região Sul do Estado, e possui formação em Letras e Direito. Foi professor de literatura e Policial Federal.

Promotor de Justiça substituto

O cargo é o primeiro nível na carreira e o servidor atua suprindo as licenças e as férias de outros promotores mais antigos. O profissional pode progredir para os níveis de entrância inicial, intermediária e final. A partir daí, é possível ascender e se tornar um Procurador.

Sua principal função é defender os interesses de toda a sociedade e dos cidadãos, sendo o responsável pela promoção e também pelo cumprimento da justiça, além de fazer com que os crimes contra a ordem social sejam resolvidos. Ademais, o promotor detém independência funcional e uma série de atribuições institucionais e legais.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.