Fechar
GP1

Piauí

Ministério reconhece Piauí como livre da febre aftosa sem vacinação

O ex-superintendente federal de Agricultura no Piauí, Marquinho Maia, comemorou o status.

O Diário Oficial da União desta segunda-feira (25) trouxe a portaria que reconhece nacionalmente o Piauí como livre da febre aftosa sem vacinação. A portaria foi assinada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, no dia 21 de março deste ano.

Clique aqui e confira a portaria

Além do Piauí, os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal também conseguiram o reconhecimento.

Sobre essa conquista, o GP1 conversou com o ex-superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Piauí, Marquinho Maia, que comemorou o reconhecimento e destacou o trabalho em conjunto que foi realizado em prol desse objetivo. Ele deixou o cargo para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Teresina.

Foto: Alef Leão/GP1Marquinho Maia, pré-candidato a vereador pelo MDB
Marquinho Maia

“Foi uma luta muito grande do governador, desde o ano passado reuniu a equipe e pediu que para fossem tomadas todas as medidas necessárias para que o Piauí atingisse esse status e houve também a participação efetiva da ADAPI, com João Rodrigues, através das orientações do secretário Fábio Abreu, da SADA. Foi um trabalho em conjunto”, afirmou Marquinho.

O superintendente destacou ainda a importância desse reconhecimento para o estado. “Graças a Deus e a todo o esforço conjunto, o Piauí conseguiu esse status de livre da aftosa sem vacinação. Isso é muito importante para os produtores, porque teve a questão da nossa feira agropecuária ano passado, quando teve uma tensão muito grande durante a feira por conta do risco do Piauí não ter atingido esse status porque quem realmente produz, comercializa o gado com outros estados que já são livres da aftosa sem vacinação, são proibidos de fazer negociação com os que não possuem o status”, declarou Marquinho Maia.

“Na prática, o Piauí agora pode comercializar com os estados que já têm o mesmo status de livre da aftosa sem vacinação, antes não podia. É a questão do trânsito de animais, por exemplo, você imagina um produtor aqui do Piauí querer vender gado para Minas Gerais e não poder, querer vender para outro estado que tem o status e não poder, ou não poder também comprar a carne? Então, esse status vai garantir a livre comercialização”, pontou Marquinho Maia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.