A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) negou, no dia 3 de junho, recurso da Equatorial Piauí e manteve uma multa de R$ 10,5 milhões aplicada à concessionária, responsável pela distribuição de energia elétrica no território piauiense.
A decisão se deu em reunião da diretoria colegiada da ANEEL, que confirmou a penalidade imposta à Equatorial por ultrapassagem de limites regulatórios de indicadores que medem a duração e a frequência de interrupções de energia elétrica.

No ano passado, fiscais da ANEEL constataram que, em 2022, houve ultrapassagem dos limites em 27 dos 42 conjuntos elétricos da Equatorial Piauí. Desse total, seis conjuntos violaram concomitantemente os indicadores DEC e FEC, enquanto 21 violaram somente o indicador DEC.
Também foi verificado que sete conjuntos elétricos estavam em situação crítica, compreendendo cerca de 36,33% dos consumidores da área de concessão, equivalente a 521.474 unidades consumidoras.
Indicadores
O indicador DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) afere o tempo que, em média, no período de observação, cada unidade consumidora ficou sem energia elétrica. Já o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) aponta o número de interrupções ocorridas, em média, no período de observação.
Outro lado
A Equatorial Piauí divulgou uma nota oficial em resposta a uma decisão recente da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), onde afirmou que já apresentou as manifestações necessárias à ANEEL.
Nota de Esclarecimento
A Equatorial Piauí informa que tem ciência da decisão do colegiado da Agência Nacional de Energia Elétrica e já apresentou as manifestações necessárias junto ao órgão regulador para demonstrar a evolução dos indicadores da Distribuidora e o seu plano contínuo de investimentos.
Desde o início das operações no estado, em outubro de 2018, a concessionária já investiu mais de R$ 4 bilhões na rede elétrica do estado e segue com investimentos robustos e melhorias em todo o Piauí, garantindo cada vez mais energia com qualidade, confiabilidade e segurança aos mais de 1,5 milhão de clientes.
Ver todos os comentários | 0 |