O estado do Piauí contará com mais um importante suporte para a castração de cães e gatos: o Castramóvel Sarapatinhas. O lançamento acontecerá neste sábado (5), às 9h, na Praça da Ação Comunitária, localizada no bairro Parque Piauí, zona sul de Teresina. Os atendimentos seguirão até as 17h.
Idealizado pela protetora de animais Thanandra Sarapatinhas, o castramóvel entrará em funcionamento com o apoio do Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria Estadual de Desenvolvimento dos Territórios (CDTER).

A castração é uma estratégia essencial diante do preocupante cenário de cães e gatos abandonados nas ruas, configurando-se como uma medida de saúde pública capaz de contribuir para a redução das reproduções indesejadas e para a prevenção de doenças graves.
As atividades do castramóvel ocorrerão de forma gratuita, itinerante e mensal. Inicialmente, serão realizadas em todas as zonas da capital e, posteriormente, expandidas para outros municípios piauienses, como Parnaíba e Cocal.
Thanandra Sarapatinhas explica que, no “Dia D” — momento em que o castramóvel será lançado —, outros atendimentos, como aplicação de vacina antirrábica e avaliação animal, também serão disponibilizados. A castração será voltada para animais já selecionados por meio de cadastro no site do projeto: https://contatosarapatinha.wixsite.com/my-site.
“Foi criado um site onde recebemos, antecipadamente, o cadastro dos 60 bichinhos que serão castrados neste sábado. Essa média também valerá para as próximas edições do projeto”, esclarece a defensora da causa animal.

Segundo o coordenador-geral da CDTER, Gustavo de Carvalho, o apoio a esse projeto é uma decisão responsável, que foi acolhida também com a proposta de ser levada para outros territórios do Piauí. “O apoio da pasta será voltado para a logística e estrutura das atividades, bem como para a articulação visando à expansão das ações do castramóvel para outros territórios de desenvolvimento”, pontua o gestor.
O projeto contará com o acompanhamento de profissionais qualificados, tendo como responsável técnico o professor doutor Gerson Tavares, coordenador do curso de graduação em Medicina Veterinária da Uninassau.
Além do apoio do Governo do Piauí, a operacionalização do castramóvel conta com o suporte de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Rubens Vieira.
Critérios para o serviço de castração
Para as próximas edições, os tutores interessados no serviço de castração para seus animais também devem realizar um cadastro prévio no seguinte endereço eletrônico: https://contatosarapatinha.wixsite.com/my-site.
A prioridade será para tutores de baixa renda, cujos animais tenham até 20 kg e idade máxima de 7 anos. “Isso porque os animais que estão acima desse limite precisam ser submetidos a exames que não estarão disponíveis no castramóvel. Então, por segurança, estabelecemos esses critérios”, ressalta Thanandra.
Sobre a idealização do projeto
Thanandra Sarapatinhas é ex-parlamentar e suplente de vereadora de Teresina, com forte atuação em defesa dos direitos dos animais, possuindo um amplo histórico de resgate e cuidado de centenas de animais de rua.
A estrutura do castramóvel foi adquirida com recursos próprios da protetora de animais, que o apelidou carinhosamente de “CastraPatinhas” — considerado por ela a realização de um sonho cultivado desde a infância e que, agora, está sendo concretizado.
Ver todos os comentários | 0 |