A Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) anunciou, nesta quarta-feira (25), um comunicado em que alerta a todos os contribuintes e à sociedade em geral que não emitiu ofício ou comunicado via e-mail, ou por meio de outro canal de comunicação (WhatsApp, SMS), objetivando realizar auditoria ou qualquer tipo de apuração fiscal, com conteúdo sigiloso.
A Sefaz identificou a fraude, por isso faz o alerta e, inclusive, solicita que os contribuintes não cliquem em nenhum item da falsa comunicação, pois normalmente o golpe requer clicar em um falso link com o pretexto de instalar Certificado Digital.
Vale destacar que as comunicações da Sefaz são emitidas via Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), cujo acesso requer o uso de certificado digital. E na hipótese de avisos de cobrança emitidos por e-mail, estes não sugerem que o contribuinte clique em qualquer link. É importante frisar que, para pagamento de tributos junto à Sefaz, o contribuinte deve emitir o boleto na página da Sefaz (www.sefaz.pi.gov.br).
Além desse alerta aos contribuintes, a Sefaz já adotou todas as providências que o caso requer, a exemplo do acionamento da Polícia Civil e das medidas judiciais cabíveis.
Lilian Aragão
Ver todos os comentários | 0 |