Fechar
GP1

Piauí

Investe Piauí descarta encerramento dos projetos de hidrogênio verde no estado

Agência detalha andamento do projeto Green Energy Park e reformulação da iniciativa da Solatio.

A Empresa de Atração de Investimentos Estratégicos do Estado do Piauí (Investe Piauí) informou nesta quinta-feira (05) que, após a Solatio Hidrogênio Piauí Gestão de Projetos Ltda. solicitar administrativamente o cancelamento de sua licença ambiental, o projeto de Hidrogênio Verde segue em andamento no estado com a empresa Green Energy Park. Segundo a agência, o empreendimento continua avançando com aplicações voltadas, inclusive, para a indústria do minério de ferro, mantendo suas atividades regularmente no território piauiense.

Em relação à Solatio, a agência informou que o projeto encontra-se em fase de reformulação e depende da obtenção da conexão elétrica total solicitada ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo a nota, essa etapa é considerada tecnicamente essencial para a viabilização de projetos de hidrogênio verde, em razão da elevada demanda de energia elétrica exigida por esse tipo de empreendimento.

Foto: Divulgação/AscomLimpeza do terreno para construção da usina de hidrogênio verde
Usina de hidrogênio verde

Enquanto o pedido de conexão elétrica segue em análise pelo ONS, a Investe Piauí esclareceu que a empresa decidiu, no curto prazo, direcionar seus esforços para o desenvolvimento de um projeto de Data Center Verde. Essa nova iniciativa demanda menor volume de energia elétrica e será submetida a um novo processo de licenciamento ambiental, a ser conduzido junto aos órgãos competentes, conforme a legislação vigente.

Ao final do comunicado, a Investe Piauí destacou que permanece atuando no fortalecimento do ambiente de negócios no estado, com foco na transição energética e na atração de investimentos estruturantes de longo prazo.

Entenda

A Solatio Hidrogênio Piauí Gestão de Projetos Ltda. solicitou administrativamente o cancelamento da licença ambiental que permitiria a instalação de seu projeto no estado e, com base nesse recuo, requereu à Justiça Federal a extinção da Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF). A informação consta em contestação protocolada nessa terça-feira (03) no processo que tramita na Vara Federal Cível e Criminal de Parnaíba.

A empresa alega ter cumprido integralmente a liminar concedida ao MPF em janeiro, que proibiu o início ou prosseguimento das obras relacionadas à licença ambiental. Segundo a defesa, além de paralisar as atividades, a Solatio foi além: cancelou definitivamente a licença junto ao órgão estadual competente. Com isso, os advogados argumentam que a ação perdeu seu objeto, uma vez que não há mais licença em vigor nem risco de continuidade das obras. O pedido formal é pela extinção do processo sem julgamento de mérito, com base no artigo 485, inciso VI, do Código de Processo Civil.

A ação envolve ainda outras rés: o Estado do Piauí, a Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba-PI S/A e a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí S/A. Como terceiros interessados, constam a União Federal, a Agência Nacional de Águas (ANA), a Aneel, o Ibama e o ICMBio.

Confira a nota na íntegra

O Projeto de Hidrogênio Verde da empresa Green Energy Park continua avançando no Estado do Piauí, inclusive com aplicações direcionadas à indústria do minério de ferro. A empresa mantém sua sede em pleno funcionamento na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, contando atualmente com uma equipe técnica composta por mais de uma dezena de engenheiros dedicados à finalização dos projetos, o que reafirma o compromisso do empreendimento com sua implantação no Estado. Em paralelo, a Investe Piauí informa que o projeto da empresa Solatio encontra-se em processo de reformulação.

A iniciativa aguarda a obtenção da conexão elétrica total solicitada ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para viabilização do projeto de Hidrogênio Verde, etapa técnica essencial diante da elevada demanda energética exigida por empreendimentos dessa natureza. Diante desse cenário, e enquanto o processo junto ao ONS segue em análise, a empresa direcionou, no curto prazo, seu foco para o desenvolvimento de um projeto de Data Center Verde, atividade que demanda menor volume de energia elétrica e que será submetida a um novo processo de licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes, observando integralmente a legislação vigente. A agência permanece comprometida com o fortalecimento do ambiente de negócios, a transição energética e a consolidação do Piauí como destino competitivo para investimentos estruturantes de longo prazo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.