Fechar
GP1

Polícia

Polícia Civil deflagra operação Latronum em Teresina

Ao todo são 7 mandados de prisão, 12 mandados de busca e apreensão e duas conduções coercitivas.

O empresário Francisco das Chagas Morais, mais conhecido como Cerqueira, foi preso na manhã desta quarta-feira (26) em Teresina, durante a Operação Latronum, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa, acusada de participação em assaltos em instituições bancárias e estabelecimentos comerciais. As ações estão acontecendo nas cidades de Teresina, Água Branca e Caxias (MA).

Outras quatro pessoas foram presas, dentre elas, Francisco Daniel da Rocha Pinheiro, Cássio Fernando Gomes de Oliveira, filho e genro de Cerqueira, respectivamente, além de Francisco Leite do Nascimento e da namorada de Cerqueira, que não teve a identidade revelada.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Só PneusSó Pneus

Ao todo são 7 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão e duas conduções coercitivas. O Grupo de Repressão ao Crime Organizado constatou ainda prática de lavagem de dinheiro como forma de não levantar suspeita sobre a movimentação dos valores auferidos nas ações criminosas.

O delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, informou que Cerqueira possuía uma empresa de fachada, localizada na Avenida Noé Mendes, bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina. Ele chefiava o grupo e não realizava ações diretas de assaltos. “Ele faz toda a logística, dá apoio e tem uma loja de fachada, Só Pneus, e também recebia pessoas de fora do Estado para fazer assaltos aqui. Agora ele está colocando os próprios familiares para fazer o roubo”, declarou.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Delegados Carlos César e Riedel Batista.JPGDelegado Carlos César e Delegado Geral Riedel Batista

Carlos César Camelo, delegado e coordenador da Greco, explicou como atuava a quadrilha. “Detectamos que eles têm todo o material para arrombamento, não detectamos material de explosão, especificamente, mas essas quadrilhas não são muito fechadas para trabalhar apenas entre eles, dois indivíduos que estavam atuando com eles foram presos na semana passada pela Polícia Militar, o Paulo Iran, e o Marcelo Henrique”, afirmou.

O coordenador da Greco falou que Cerqueira tem histórico de crimes e que contra ele já constava um mandado de prisão em aberto. “Já foi preso por roubo a banco, com quadrilhas do Pará, do Maranhão e vem atuando ao longo dos tempos com agiotagem, tráfico de entorpecentes. Ao longo da operação constatamos que ele já tinha mandado de prisão definitiva emitida pelo fórum de Teresina, por tráfico de entorpecentes, a gente segurou o cumprimento do mandado para coincidir com a operação, hoje foi dado cumprimento da prisão preventiva por causa organização criminosa e pelo tráfico de entorpecentes”, pontuou.

Participam da operação 50 policiais entre agentes do 4°DP, 8°DP, 11°DP, 12°DP, 25°DP, Polinter, Rone e Bope.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.