Fechar
GP1

Polícia

PF cumpre mandado em Teresina contra tráfico internacional de drogas

A operação foi desencadeada no estado de Pernambuco, na região metropolitana de Recife, e nos estados do Piauí, Ceará, Natal, Mato Grosso e São Paulo.

A Polícia Federal deflagrou a Operação Símios na manhã desta segunda-feira (09) contra tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro nos estados de Pernambuco, centro da operação, e mais cincos estados, dentre eles o Piauí, onde houve o cumprimento de um mandado de busca e apreensão e outro de prisão preventiva na cidade de Teresina.

A operação foi desencadeada no estado de Pernambuco, na região metropolitana de Recife, e nos estados do Piauí, Ceará, Natal, Mato Grosso e São Paulo com o objetivo de cumprir 18 mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de prisão preventiva em função de investigações que apuram a apreensão de 808,2 quilos de cocaína, que foram encontrados em uma carga de bananas, no Porto de Suape, em Recife, no mês de junho do ano passado, e que tinha como destino a Bélgica. Na ocasião, uma pessoa foi presa.

  • Foto: Divulgação/Receita Federal-PEMaterial apreendido pela Receita FederalMaterial apreendido pela Receita Federal

De acordo com a Polícia Federal, a investigações iniciadas em 2019, com apoio da Receita Federal, apontaram a existência de um grupo especializado e transportar cocaína em grandes quantidades, através de portos do Brasil para a Europa, sempre ocultando a carga a ser exportada.

Foi detectado que a associação criminosa agia em diversos estados no Nordeste, região com maior atuação do grupo, que também possuía ligação com outros esquemas de lavagem de dinheiro nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Ao todo, 15 investigados já foram indiciados pelos crimes de tráfico e financiamento ao tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Operação Pojuca

No Pará, a Polícia Federal também deflagrou a Operação Pojuca, que investiga o tráfico internacional de drogas através dos modais terrestre e marítimo. Um dos mandados está sendo cumprido em Teresina.

Nessa operação, foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva pela Justiça Federal do Pará.

As investigações tiveram início quando auditores da Receita Federal identificaram 1.436,185 Kg de cocaína envolto de argamassa (método utilizado para ocultar a substância entorpecente do SCANNER), no Porto de Vila do Conde, em Barcarena/PA, no interior de um container, no dia 11 de outubro de 2019.

A PF conseguiu chegar ao nome de criminosos, que se utilizaram de identidades falsas e empresas de fachada para operacionalizar o transporte de cargas ilícitas de drogas com destino ao exterior.

O alvo de Teresina foi preso e será encaminhado para o sistema prisional do estado do Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.