Fechar
GP1

Polícia

Polícia Civil deflagra operação Saldo Infinito no Piauí, Ceará e RJ

Estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão contra alvos investigados por operações fraudulentas com cartões de créditos de terceiros.

A Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou a Operação Saldo Infinito, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (26), com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra alvos investigados por operações fraudulentas com cartões de créditos de terceiros. Os mandados estão sendo cumpridos nos estados do Piauí, Ceará e Rio de Janeiro. Até o momento,seis pessoas foram presas.

De acordo com o delegado Anchieta Nery, responsável pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, os carders, verbete em inglês, como são popularmente chamados esses infratores, acessam dados bancários e pessoais das vítimas para passar-se por elas realizando compras online, solicitações de segunda via de cartões, empréstimos pessoais, gerando prejuízos a pessoas físicas, comerciantes e ao sistema financeiro.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Anchieta NeryDelegado Anchieta Nery

“O investigado residente do Rio de Janeiro, de apenas 19 anos, era responsável por subir os links de phishing (programa malicioso que captura clandestinamente dados do usuário) obtendo os dados de cartões das vítimas, e depois vendia esses dados para investigados do Piauí e de outros Estados. Dois dos investigados naturais do Piauí já haviam sido presos em 2019, também pela prática de estelionato cometido por meio virtual, e uma delas praticou esses novos crimes enquanto cumpria prisão domiciliar em Teresina”, disse o delegado Anchieta Nery.

  • Foto: Divulgação/PC-PIUm dos alvos foi preso no centro de Fortaleza Um dos alvos foi preso no centro de Fortaleza

De acordo com o delegado Matheus Zanatta, chefe da Gerência de Polícia Especializada, durante as investigações, foram realizadas diligências em vários estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás.

“Tem sido um desafio para as polícias civis alcançar investigados que praticam crimes por meio de um telefone ou da internet, mas a Polícia Civil do Piauí tem se destacado nesse tipo de trabalho por todo o ano de 2020 e, hoje, com o apoio operacional da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Civil do Rio de janeiro foram cumpridos 05 mandados de prisão e 04 mandados de busca e apreensão”, pontuou. A ação policial também contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Matheus Zanatta Delegado Matheus Zanatta

Denúncias

A Polícia Civil destaca a importância de que as pessoas que sejam vítima de clonagem de cartões de crédito e demais fraudes financeiras registrem o boletim de ocorrência. Esses dados são analisados e tabulados, gerando novas investigações e colaboração com demais polícias investigativas.

Segundo relatório de empresas de segurança especializadas em e-commerce a cada 05 segundos há uma tentativa de fraude no comercio eletrônico brasileiro. Diversos jovens e pessoas com elevado padrão de vida têm se envolvido nessa prática.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.