Fechar
GP1

Polícia

PF e Forças de Segurança assinam acordo para combater facções no Piauí

Acordo de Cooperação Técnica foi assinado nesta sexta-feira (12), com vários órgãos de segurança.

No final da manhã desta sexta-feira (12) foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica para constituição da Força Tarefa de Segurança Pública no Estado do Piauí formada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A Força Tarefa foi definida em reunião realizada no mês de outubro e tem como objetivo a intensificação, em caráter especial, do enfrentamento às organizações e associações criminosas, particularmente no combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, entre outros.

O primeiro município contemplado será Parnaíba, em razão do aumento nos índices de criminalidade, sobretudo, no número de assassinatos. De acordo com a superintendente da Polícia Federal no Piauí, delegada Mariana Calderon, a ação inédita no estado deverá seguir outros modelos exitosos no resto do País.

Foto: Brunno Suênio/GP1Força Tarefa de Segurança Pública no Estado do Piauí
Força Tarefa de Segurança Pública no Estado do Piauí

“Trata-se de um acordo de cooperação inédito aqui no Piauí, mas não é inédito no Brasil. A Polícia Federal ofereceu uma metodologia de trabalho, uma forma de trabalho que já foi validada em outros estados como Roraima, Minas Gerais, Espírito Santo, todos eles já tiveram a experiência de terem as suas forças tarefas, especialmente, nos crimes de combate as facções, crimes violentos, homicídio, tráfico de armas, tráfico de drogas e de pessoas. E o que nós propusemos ao estado do Piauí foi, principalmente, a adesão a essa metodologia de trabalho. Então, hoje nós assinamos esse acordo de cooperação, onde as forças se comprometem a trazer recursos humanos e materiais para atuarem em uma base conjunta, inicialmente na região de Parnaíba, mas ela é temporária, pode haver em qualquer localidade que haja esse tipo de crime”, explicou.

Por meio do acordo, os órgãos de segurança pública poderão compartilhar mecanismos que visem a qualificação de pessoal, aquisição de equipamentos, viaturas e sistemas de inteligência integrados para a redução dos índices de criminalidade, como explicou o secretário de Segurança Pública do Piauí, Rubens Pereira.

“Nós achamos importante porque a Polícia Federal já tem essa experiência que está trazendo de outros locais do País, onde nesses locais, pelas ações, pelo plano de trabalho que foi realizado, houve a redução da ação dessas organizações criminosas e os indicadores foram reduzidos. Então a mesma expectativa nós temos aqui no Piauí, porque é um enfrentamento completo”, acrescentou.

A solenidade contou com a presença de representantes da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Piauí, Secretaria de Estado da Justiça, Polícia Militar do Piauí e da Delegacia Geral da Polícia Civil do Piauí.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.