Fechar
GP1

Polícia

Piauienses são resgatados em situação análoga à escravidão no DF

A ação de resgate contou com a ajuda de policiais do 9º Batalhão e Batalhão de Policiamento Rural.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) resgatou, no dia 25 de dezembro, Dia de Natal, 10 trabalhadores do Piauí em condição análoga à escravidão. Eles estavam em um rancho, localizado na zona rural do Gama, cidade satélite de Brasília. A ação contou com a ajuda de policiais do 9º Batalhão e Batalhão de Policiamento Rural.

Os policiais chegaram ao local após denúncia recebida pelo Copom (190). Os trabalhadores estavam em situação degradante e sem condições de permanecerem no local.

Foto: Divulgação/PM-DFLocal onde os trabalhadores dormiam
Local onde os trabalhadores dormiam

De acordo com a polícia, os trabalhadores contaram que foram para trabalhar na lavoura de hortaliças, porém estavam sem alimentação, sem pagamento, sem material adequado para fazer a higienização pessoal e sem condições de sair do local.

Eles relataram ainda que, no dia do resgate, foi fornecido arroz com farinha como refeição, que trabalharam muitas horas além do normal, tiveram que pagar a passagem do Piauí para o DF e também o colchão que estavam dormindo.

Foto: Divulgação/PM-DFBanheiro utilizado pelos trabalhadores
Banheiro utilizado pelos trabalhadores

O filho do dono do rancho alegou aos policiais que iria registrar e melhorar as condições de trabalho. Contudo, tanto os trabalhadores como ele foram encaminhados até a Delegacia de Policial Federal para registro de ocorrência. Na PF foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo artigo 149 do Código Penal, que é “reduzir alguém a condição análoga à de escravo”.

Os trabalhadores foram conduzidos pela Polícia Militar até um hotel no Pistão Sul, em Taguatinga, que foi providenciado pela empresa junto com a advogada para que eles fiquem até voltarem para o Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.