Fechar
GP1

Polícia

Covidão: PF deflagra Operação Reagente II em 4 municípios do Piauí

O objetivo da operação é reprimir o desvio de recursos públicos destinados ao combate do novo coronavírus nos municípios de Arraial e Isaías Coelho.

A Polícia Federal em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) deflagrou, no início da manhã desta quinta-feira (25), a "Operação Reagente II", com objetivo de reprimir o desvio de recursos públicos destinados ao combate do novo coronavírus nos municípios de Arraial, que tem como prefeito Aldemes (Progressistas) e Isaías Coelho, cujo gestor é Dr. Eudes (Progressistas).

Estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Picos, Arraial e Isaías Coelho, além de um mandado de prisão preventiva, todos expedidos pela Vara Única da Justiça Federal de Picos. Ao todo, 40 policiais federais e três auditores do TCE cumprem os mandados, que objetivam a garantia da ordem pública, conveniência da investigação, evitar a reiteração da prática delitiva e colher novos elementos de prova que permitam a individualização de conduta dos envolvidos.

Foto: Divulgação/Polícia FederalCovidão: PF deflagra Operação Reagente II em 4 municípios do Piauí
Covidão: PF deflagra Operação Reagente II em 4 municípios do Piauí

Nas investigações foram constatadas fraudes em processos de dispensa de licitação com a atualização de propostas fictícias e superfaturamento em contratos firmados pela mesma empresa com os municípios de Arraial e Isaías Coelho, além de incídios da prática dos crimes de corrupção ativa e passiva.

Crimes

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, desvio de recursos públicos, dispensa indevida de licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, cujas penas somadas podem chegar a 110 anos de reclusão.

Operação Reagente I

A primeira fase da operação foi deflagrada em julho de 2020 e apurou desvio de recursos públicos destinados aos municípios de Picos, Bom Jesus e Uruçuí, dentre outros, cujo prejuízo estimado ultrapassa mais de R$ 1,3 milhão com a presente fase.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.