Fechar
GP1

Polícia

Retrospectiva: relembre os crimes que chocaram o Piauí no ano de 2023

O GP1 listou homicídios, latrocínios, tentativas de homicídio e feminicídios que marcaram 2023.

Diversos casos de homicídios, latrocínios, feminicídios e tentativas de homicídio marcaram de forma triste o Piauí no ano de 2023. O GP1 fez uma retrospectiva sobre alguns dos principais casos de polícia que ocorreram durante o ano e que ganharam repercussão no estado e no Brasil.

Relembre os acontecimentos em ordem cronológica:

Janeiro

Logo no primeiro mês de 2023, os piauienses foram surpreendidos com a notícia de um crime estarrecedor e um dos casos de feminicídio mais cruéis da história do Piauí: a morte da estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 21 anos.

Foto: Arquivo Pessoal InstagramJanaína da Silva Bezerra, estudante de jornalismo encontrada morta na UFPI
Janaína da Silva Bezerra, estudante de jornalismo encontrada morta na UFPI

No dia 28 de janeiro, ela foi brutalmente estuprada e morta em uma sala de aula da Universidade Federal do Piauí (UFPI). No mesmo dia, foi preso em flagrante Thiago Mayson da Silva Barbosa, aluno do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Matemática da UFPI.

Foto: Reprodução/FacebookThiago Mayson da Silva Barbosa
Thiago Mayson da Silva Barbosa

Cerca de 8 meses após o crime, no dia 30 de setembro, o estuprador Thiago Mayson da Silva Barbosa foi condenado a 18 anos e 6 meses de prisão pelo estupro, assassinato, fraude processual e vilipêndio de cadáver da estudante Janaína Bezerra.

Fevereiro

No dia 12 de fevereiro, ocorreu um latrocínio que causou forte comoção em todos os piauienses. A estudante de Medicina Flávia Cristina Wanzeler Sampaio foi assassinada durante um assalto, quando a vítima e o namorado estavam em um carro no cruzamento das ruas Alecrim e Tomaz Tajra, onde foram abordados por criminosos que pretendiam roubar o veículo do casal.

Na tentativa de escapar da investida criminosa, o namorado da jovem engatou a marcha ré e tentou fugir, mas um dos assaltantes efetuou um disparo de arma de fogo, que atingiu o ombro de Flávia Wanzeler e o projétil se alojou no coração dela. Flávia não resistiu aos ferimentos e morreu em um hospital particular de Teresina.

Foto: Reprodução/ InstagramFlávia Wanzeler
Flávia Wanzeler

Aproximadamente seis meses após o latrocínio, no dia 13 de agosto, os criminosos Francisco Emanoel dos Santos Gomes, Antônio Cleison Barbosa Silva e Denilson Weviton Santos Nicolau foram condenados a mais de 78 anos de prisão pelo assassinato da estudante de Medicina.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1/ReproduçãoBiel, Ceará e Macapá
Biel, Ceará e Macapá

Francisco Emanoel dos Santos Gomes, o responsável por atirar e matar a jovem, foi sentenciado a 31 anos, 2 meses e 20 dias de prisão e ao pagamento de 44 dias-multa. Antônio Cleison Barbosa Silva e Denilson Weviton Santos Nicolau foram condenados a 23 anos e 4 meses de reclusão, mais o pagamento de 20-dias multa. Os três foram sentenciados também ao pagamento da quantia de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), a título de danos morais, para os pais de Flávia Wanzeler.

Março

O estudante de Direito e empresário, João Pedro Lima Teixeira, morreu no dia 17 de março de 2023, quando foi baleado durante uma tentativa de assalto na Vila Samaritana, zona leste de Teresina. O fato aconteceu quando o jovem estava fazendo entregas e foi abordado por dois bandidos que anunciaram o roubo e atiraram no pescoço dele, provocando a morte da vítima.

Foto: Reprodução/InstagramJoão Pedro Teixeira dos Santos
João Pedro Teixeira dos Santos

O criminoso que matou a vítima, identificado como Daniel Moraes Silva, foi condenado a 23 anos de prisão pelo latrocínio contra o estudante de Direito, João Pedro Lima Teixeira. Além disso, o bandido também foi sentenciado a mais 24 anos e 5 meses de prisão por roubo contra outras três vítimas, e mais 4 meses de reclusão por corrupção de menores, resultando em uma pena de 73 anos, 09 meses e 15 dias de prisão.

Foto: Reprodução/WhatsAppVictor Daniel Moraes Silva
Victor Daniel Moraes Silva

O segundo envolvido no crime, Anderson Monteiro Silva, foi condenado por receptação dolosa, associação criminosa e corrupção de menores, resultando na condenação dele a 4 anos, 4 meses e 15 dias de prisão em regime semiaberto.

Foto: ReproduçãoDaniel de Sousa Barbosa
Daniel de Sousa Barbosa

Já o terceiro envolvido, Daniel de Sousa Barbosa, que pilotou a moto usada no crime, teve determinada a cisão do processo contra ele e a suspensão do prazo prescricional.

Além do latrocínio de João Pedro Lima Teixeira, o mês de março também foi marcado por outro caso violento. Na madrugada do dia 22 de março, o advogado André de Almeida Sousa e Silva, filho do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida, sofreu uma tentativa de homicídio.

O crime ocorreu após uma discussão entre o advogado e um membro de uma facção criminosa, identificado como Francisco Jefferson da Silva Cruz, no bar Gela Guela, situado na Avenida São Sebastião, em Parnaíba. No local, o criminoso atirou no rosto da vítima.

Foto: GP1/Redes SociaisDesembargador Hilo de Almeida e o filho André de Almeida
Desembargador Hilo de Almeida e o filho André de Almeida

Três dias após o crime, o bandido e a esposa dele foram presos no dia 25 de março. Por sua vez, a vítima passou quase um mês internado e teve alta médica da UTI do Hospital Universitário da UFPI no dia 17 de abril.

Francisco Jefferson da Silva Cruz vai a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri, em data ainda a ser definida, pelo crime de tentativa de homicídio contra o advogado André de Almeida Sousa e Silva.

Foto: Reprodução/WhatsAppSuzana do Nascimento e Francisco Jefferson
Suzana do Nascimento e Francisco Jefferson

Abril

No dia 23 de abril, uma chacina brutal aconteceu no pacato município de Baixa Grande do Ribeiro, onde um pai, os dois filhos e um funcionário da família, que era proprietária de uma fazenda de soja, foram executados a tiros.

As vítimas foram Luiz Pedro Dalcin, 61 anos, os filhos Luiz Antônio Dalcin, 34 anos, e Gustavo Dalcin, 36 anos, bem como o funcionário Leonilton Sousa da Silva, 33 anos.

Foto: Reprodução/Arquivo PessoalO pai Luiz Pedro, os filhos Gustavo Dalcin e Luiz Antonio Dalcin e Leonilton Sousa (funcionário da família)
O pai Luiz Pedro, os filhos Gustavo Dalcin e Luiz Antonio Dalcin e Leonilton Sousa (funcionário da família)

As investigações feitas pela Polícia Civil do Piauí resultaram na identificação de quatro pessoas envolvidas na chacina. O mandante das execuções, John Lennon dos Santos Abreu, e o fornecedor das armas usadas no crime, Lúcio Batista Fialho, estão presos e recentemente, no dia 18 de dezembro, passaram por audiência de instrução e julgamento acerca do crime. Eles ainda devem ser submetidos ao julgamento que definirá a culpa ou inocência deles.

Foto: Reprodução/WhatsAppDa esquerda para a direita: Lúcio Batista Fialho, Jhon Lennon dos Santos Abreu, Velton Avelino de Souza e Euton Marcos Santos Lira
Lúcio Batista Fialho, Jhon Lennon dos Santos Abreu, Velton Avelino de Souza e Euton Marcos Santos Lira, respectivamente

Quanto aos dois executores dos assassinatos, Velton Avelino de Sousa foi encontrado morto no dia 27 de novembro, na cidade de Barreiras, na Bahia. O outro envolvido, Euton Marcos Santos Lira, permanece foragido da Justiça do Piauí.

Maio

A adolescente de 13 anos, identificada como Ana Clara dos Santos Sandes, foi assassinada com um tiro no pescoço, na madrugada do dia 21 de maio de 2023, em uma residência localizada no bairro São Sebastião, em União. A vítima era natural de Barra do Corda, no Maranhão, e saiu de Goiânia, no estado de Goiás, para morar na residência de uma tia, em União.

Foto: Reprodução/WhatsAppAna Clara dos Santos Sandes
Ana Clara dos Santos Sandes

Poucos dias após o crime, foi preso um criminoso identificado como Samuel Dalison Gomes da Silva, de 22 anos, por acusação de matar a jovem.

Junho

O mês de junho foi permeado de um dos crimes mais horrendos de 2023: o sequestro e execução do adolescente portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), Erieldson Ribeiro da Silva, que desapareceu no dia 20 de junho, na região do bairro Buenos Aires.

Na sequência, no dia 22 de junho, foi à público um vídeo em que o garoto foi filmado sendo executado por membros de uma facção criminosa, com vários disparos de arma de fogo.

As investigações do DHPP esclareceram que a vítima não possuía qualquer envolvimento com a criminalidade. A motivação para a barbaridade foi apenas por conta do jovem ter residido em uma área dominada por uma facção criminosa e ter jogado futebol em outra região dominada por organização criminosa rival.

Ao todo, cinco pessoas participaram da execução ordenada pelo Tribunal do Crime. Dois criminosos apontados como autores, Jardiel Silva Pinheiro e Filipe Wanderson Oliveira da Silva, mais conhecido como "Manga Rosa", estão presos devido ao assassinato do jovem Erieldson Ribeiro da Silva. Os outros três envolvidos, Everton Rodrigo Pedreira Santos e mais dois adolescentes, ainda não foram presos.

Foto: Reprodução/ GP1Envolvidos na morte de Erieldson Ribeiro
Jardiel Silva Pinheiro, Filipe Wanderson Oliveira da Silva e Everton Rodrigo Pedreira Santos

Filipe Wanderson Oliveira da Silva e Everton Rodrigo Pedreira Santos são réus na Justiça do Piauí por homicídio qualificado contra o adolescente.

Julho

No dia 17 de julho de 2023, a dona de um bar, Janaina Morais da Silva, 39 anos, foi executada a tiros dentro do próprio estabelecimento, na avenida principal do Residencial Dandara dos Cocais, na região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina.

Cinco meses após o homicídio da dona de bar, o DHPP prendeu um criminoso identificado como Pablo Emanoel, no dia 23 de dezembro, por acusação de participação na morte de Janaína Morais da Silva.

Foto: Divulgação/PC-PIPablo Emanoel
Pablo Emanoel

Agosto

No dia 26 de agosto de 2023, o sargento Francisco Machado de Carvalho Júnior, do 11º Batalhão da Polícia Militar de Timon, foi assassinado a tiros enquanto estava dentro de um carro modelo S10, estacionado na Avenida Barão de Gurguéia, na zona sul de Teresina.

Foto: Reprodução/WhatsAppSargento Carvalho Júnior foi assassinado na Avenida Barão de Gurguéia em Teresina
Sargento Carvalho Júnior foi assassinado na Avenida Barão de Gurguéia em Teresina

O homicídio foi flagrado por imagens de câmeras de segurança. Até o momento, os autores do crime ainda não foram presos.

Setembro

No dia 23 de setembro, o cabeleireiro Rivaldo Sousa Barreto foi brutalmente espancado e abandonado em um grotão na Vila da Paz, zona sul de Teresina. Ele foi confundido com um estuprador e foi torturado com requintes de crueldade. Embora tenha sido socorrido ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), ele não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu na manhã do dia 24 de setembro na unidade de saúde.

Foto: Reprodução/ InstagramRivaldo de Sousa Barreto
Rivaldo de Sousa Barreto

Imagens de um vídeo mostram o cabeleireiro extremamente debilitado e desesperado tentando subir em uma maca do SAMU, após ter sido brutalmente espancado e abandonado em um grotão na Vila da Paz.

O vídeo repercutiu nas redes sociais e levantou uma enxurrada de críticas contra a equipe do SAMU que atendeu a vítima, pois as imagens mostraram os socorristas parados enquanto a vítima, gravemente ferida, tentava subir na maca que colocaram ao lado dela.

As investigações do DHPP identificaram o envolvimento de Elismar Ferreira da Silva, mais conhecido como Tiaguinho, no assassinato do cabeleireiro. Contudo, pouco mais de 24h após a morte de Rivaldo Barreto, foi encontrado o corpo de Elismar Fernandes da Silva, dentro de um carro na Estrada da Alegria.

Outubro

No dia 1º de outubro de 2023, a influenciadora digital Samya Silva, mais conhecida como Samynha Silva, foi perseguida e executada a tiros, enquanto pilotava sua motocicleta e transportava duas amigas, na Avenida João XXIII, no bairro São João, zona leste de Teresina.

Foto: Redes SociaisBlogueira Samya Silva foi executada na Av João XXIII
Blogueira Samya Silva foi executada na Avenida João XXIII

Até o momento, o inquérito conduzido pelo Núcleo de Feminicídios do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que apura as circunstâncias e autoria do crime, ainda não foi concluído e não houveram prisões decorrentes do crime.

Novembro

A escalada da criminalidade e a crescente rivalidade entre facções criminosas atuantes em Teresina resultaram no bárbaro homicídio do estudante Marcos Vinícius da Costa Barros, de 17 anos que idade. Ele foi executado a tiros dentro da Escola Antônio Tarcido, no bairro Santa Bárbara, na zona leste de Teresina. O assassinato aconteceu quando criminosos invadiram a escola e mataram Marcos Vinícius por engano.

Foto: Reprodução/WhatsAppMarcos Vinícius da Costa Barros
Marcos Vinícius da Costa Barros

Menos de um mês após o assassinato, o DHPP apreendeu um adolescente de 17 anos por suspeita de envolvimento na execução de Marcos Vinícius da Costa Barros. Outro adolescente e um adulto foram identificados como envolvidos no homicídio, mas até o momento, eles não foram presos.

Dezembro

O último mês de 2023 foi marcado pelo latrocínio que vitimou o motorista de aplicativo, Marcos Venício Cordeiro Silva Filho, 24 anos, que foi alvejado com disparos de arma de fogo durante um assalto ocorrido na madrugada do dia 10 de dezembro, no bairro Lourival Parente, na zona sul de Teresina. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Foto: ReproduçãoMotorista de aplicativo é assassinado no Lourival Parente
Motorista de aplicativo é assassinado no Lourival Parente

O crime foi registrado por meio de câmeras de segurança, que auxiliaram asinvestigações do DHPP a identificar os dois criminosos envolvidos no latrocínio.

No dia 26 de dezembro, o DHPP apreendeu um adolescente acusado de participar do assalto que resultou na morte do motorista de aplicativo. A polícia segue em busca do outro envolvido na ocorrência, que até o momento, está foragido.

Foto: Reprodução/WhatsappMenor acusado de participar da morte de Marcos Venício
Menor acusado de participar da morte de Marcos Venício

Luan Mateus Rocha Maia, de 19 anos, foi apontado como sendo o atirador que ceifou a vida da vítima Marcos Venício. Denúncias anônimas sobre o paradeiro do foragido Luan Maia devem ser feitas para o número 181 da Polícia Civil, ou para o número 190 da Polícia Militar.

Foto: Divulgação/ Polícia Civil do PiauíLuan Matheus Rocha Maia está foragido da Polícia Civil do Piauí
Luan Matheus Rocha Maia está foragido da Polícia Civil do Piauí

Além disso, ainda estão disponíveis o número 3211-6682, do DHPP, para o recebimento das denúncias ou também o link do site da Polícia Civil para o recebimento de denúncias. Basta clicar aqui.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.