Fechar
GP1

Polícia

Mandante de chacina no Sul do Piauí fugiu para outro estado, diz Zanatta

Informação foi confirmada ao GP1, com exclusividade, pelo superintendente de Operações Integradas.

O superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Matheus Zanatta, afirmou com exclusividade ao GP1, nesta terça-feira (25), que as forças policiais intensificaram as buscas para capturar o mandante intelectual e os dois executores materiais da chacina, que deixou quatro pessoas mortas no município de Baixa Grande do Ribeiro, no último domingo (23). As equipes já possuem informações privilegiadas de que John Lennon dos Santos Abreu (mandante do crime), Velton Avelino de Souza e Euton Marcos Santos Lira (executores materiais) estabeleceram uma rota de fuga que inclui outros estados da federação.

Conforme o superintendente, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí está trocando informações com forças de Segurança de outros estados para prender o restante dos envolvidos. Na noite dessa segunda-feira (24) Lúcio Batista Fialho, acusado de fornecer armas aos criminosos, foi preso durante operação da Polícia Civil com a Polícia Militar.

Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Zanatta
Delegado Zanatta

"Nossa equipe já está em campo para prender os demais investigados, inclusive, trocando informações com as polícias de outros estados e agora é questão de tempo até essas três pessoas estarem atrás das grades e nós darmos uma resposta para a sociedade, principalmente, para as famílias das vítimas. As informações que nós temos é que eles estão em outros estados, inclusive, estamos fazendo esse trabalho integrado com as polícias desses outros estados para a gente prender quanto antes esses investigados", detalhou o delegado.

Motivação

Ainda conforme o delegado Matheus Zanatta, a chacina ocorreu em função da morte de um funcionário da fazenda de uma das vítimas, que era sogro do John Lennon, apontado como o mandante do crime.

“O crime ocorreu pelo seguinte motivo: o sogro do John Lennon trabalhava na fazenda do Luiz Pedro Dalcin, que é uma das vítimas. Esse sogro do John Lennon foi encontrado morto na fazenda, no ano passado, mas por causa natural. Segundo o John Lennon, os responsáveis pela fazenda demoraram muito para comunicar a morte às autoridades e, em razão disso, a família entrou com uma ação contra o Dalcin, que passou a ameaçar o John Lennon. Na semana passada, o John Lennon recebeu a informação de que o Dalcin tinha contratado dois pistoleiros para matá-lo. Então, para se antecipar, ele mandou executar a família do Dalcin”, pontuou o delegado Matheus Zanatta.

Prisão de um dos envolvidos

O único alvo preso até o momento, Lúcio Batista Fialho, está sendo apontado pela Polícia Civil como a pessoa responsável por fornecer as armas para os executores da chacina. O acusado revelou à polícia que foi procurado pelos dois executores (Elton Avelino de Souza e Euton Marcos Santos Lira) e repassou a eles duas armas de fogo. No aparelho celular dele, foram encontradas trocas de mensagens e fotos de armas de fogo.

Entenda o caso

Um homem identificado como Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos, os dois filhos, Luiz Antônio Dalcin, de 34 anos, e Gustavo Dalcin, de 36 anos, além do funcionário da família, Leonilton Sousa da Silva, de 33 anos, foram vítimas de uma chacina registrada na manhã do último domingo (23), no município de Baixa Grande do Ribeiro. Outras duas pessoas, que estavam no local, conseguiram escapar.

Conforme o comandante da Polícia Militar de Uruçuí, tenente-coronel Hortêncio, as seis pessoas estavam dormindo no interior do imóvel, quando foram acordadas por dois criminosos, encapuzados. Eles foram levados para uma área mais ampla da residência e deu-se início aos disparos. Nesse momento, duas pessoas conseguiram correr e acionar a Polícia Militar.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.