Fechar
GP1

Polícia

Saiba quem é o bombeiro preso durante operação da Polinter no Piauí

Ele já havia sido preso no dia 12 de maio deste ano, acusado de furto qualificado de uma motocicleta.

O GP1 obteve, com exclusividade, o nome do tenente do Corpo de Bombeiros do Maranhão, preso na manhã desta segunda-feira (05), durante a Operação Sophisma, da Polícia Civil do Piauí. Trata-se de Antônio de Jesus Carvalho Júnior, acusado de integrar uma quadrilha de roubo de veículos. Já o sobrinho dele, que também foi preso hoje, foi identificado como João Victor Mourão Carvalho.

De acordo com o delegado Marcelo Dias, coordenador da POLINTER, durante as investigações que apuram um esquema de roubo de veículos no Piauí, os policiais detectaram a existência de um grupo organizado, que tinha funções específicas, desde o roubo ou furto dos veículos até a comercialização, através de documentação falsa.

Foto: Reprodução/WhatsAppAntônio de Jesus Carvalho Júnior
Antônio de Jesus Carvalho Júnior

Segundo o delegado, o papel do tenente Antônio de Jesus Carvalho Júnior era a receptação, bem como a negociação desses veículos, que eram vendidos logo depois. “Ele era envolvido na receptação dos veículos e venda desses veículos roubados, inclusive, já havia sido preso há cerca de um mês. Dentro da residência dele, nós encontramos hoje placas de veículos roubados”, pontuou o delegado Marcelo Dias ao GP1.

Bombeiro havia sido preso há menos de 30 dias

Outro fato que chama atenção acerca do oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão é que tanto ele, como seu sobrinho, que também foi preso hoje, já tinham sido presos no último dia 12 de maio deste ano pela Polícia Rodoviária Federal, após o furto de uma motocicleta, na região de Parnaíba, litoral do Piauí. Eles foram autuados por "furto qualificado pela subtração de veículo automotor a ser transportado para outro Estado ou para o exterior".

Foto: Alef Leão/GP1Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Caxias-MA
Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Caxias-MA

Na ocasião, o juiz Georges Cobiniano Sousa de Melo homologou a prisão em flagrante do tenente Antônio de Jesus Carvalho Júnior e seu sobrinho, João Victor Mourão Carvalho, no entanto, concedeu liberdade provisória aos dois, mediante pagamento de fiança no valor de R$ 10 mil (dez mil reais) por cada um dos investigados.

Suspensão da função pública

Na mesma decisão, o juiz Georges Cobiniano Sousa de Melo decretou a suspensão do exercício de função pública do Bombeiro Militar Antônio de Jesus Carvalho Júnior, assim como suspensão de sua autorização para porte de arma de fogo, devendo eventuais armas de fogo em sua posse ou poder serem recolhidas ao batalhão a que esteja hierarquicamente subordinado.

Operação Sophisma

A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Polícia Interestadual (POLINTER), deflagrou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (05) a Operação Sophisma, com o objetivo de dar cumprimento a 14 ordens judiciais relacionadas à investigação de roubo de veículos no estado do Piauí. Entre os 8 alvos, que foram presos até o momento, está um tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Marcelo Dias, coordenador da POLINTER
Delegado Marcelo Dias, coordenador da POLINTER

Conforme o delegado Marcelo Dias, coordenador da POLINTER, os mandados foram cumpridos nos estados do Piauí, Maranhão, Pará e também em Portugal. “Foram presas até o momento oito pessoas, inclusive, tem um oficial do Maranhão. Essas 8 pessoas são envolvidas em uma organização criminosa sobre adulteração de veículos, falsificação de documentos veiculares e, também, roubos de veículos. Um dos suspeitos está preso em Portugal por tráfico de drogas e a agora a gente conseguiu dar cumprimento a um mandado de prisão por envolvimento nessa organização criminosa”, disse o delegado Marcelo Dias ao GP1.

Os presos foram encaminhados para a sede da POLINTER, na zona sudeste de Teresina. Os alvos detidos em Portugal e no Pará poderão ser recambiados para o Piauí, a critério da autoridade policial.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.