Fechar
GP1

Polícia

Polícia Federal realiza operação contra fraudes de criptomoedas no exterior

A operação tem origem em informações compartilhadas entre a PF e o Serviço Secreto dos EUA

A Polícia Federal deflagou na manhã desta terça-feira (6) uma operação com objetivo de combater fraudes na compra de criptomoedas utilizando cartões de crédito como forma de pagamento. A Operação Criptocard tem origem em informações compartilhadas entre a PF e o Serviço Secreto dos EUA.

Os golpistas utilizavam números de cartões de crédito fraudados. Segundo a PF, o mecanismo chamado ‘’enumeration attack’’ consistia em um tipo de ‘’ataque’’ cibernético que gerava números de cartões de forma massiva, para compras pela internet. O golpe aplicado chegou ao valor de aproximadamente R$ 19 milhões.

Foto: DivulgaçãoPolícia Federal emite 22 mandados de busca e apreensão nesta manhã (11)

Cerca de 100 policiais cumpriram 26 mandados de busca e apreensão que foram expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal nos estados do Ceará, Bahia, Maranhão, Santa Catarina e São Paulo. A investigação da PF identificou também um esquema de lavagem de dinheiro, os valores eram transferidos para outros usuários, para dificultar o rastreio dos ganhos.

Segundo informações da PF, os envolvidos na conduta podem ser condenados, por crime de furto qualificado mediante fraude e lavagem de dinheiro por organização criminosa, com as penas máximas podendo chegar até a 26 anos de prisão. O nome da operação é remetente ao modus operandi da organização criminosa.

*Com informações da repórter Rauena Pinheiro para o GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.