Fechar
GP1

Polícia

Vítimas de duplo homicídio na Praia de Atalaia foram confundidas com faccionados, conclui polícia

Cinco criminosos foram indiciados pela Polícia Civil por duplo homicídio e duplo homicídio tentado.

A Polícia Civil do Piauí indiciou Walisson Galeno de Sousa, Fábio Junior de Sousa Galeno e Eduardo Oliveira Machado por participação no duplo homicídio de Franci Vânio Araújo Silva e Francisco de Assis Lopes Filho, ocorrido na Praia de Atalaia, em Luís Correia, na tarde do dia 25 de junho deste ano. O documento foi assinado pelo delegado João Filipe de Araújo Sampaio Leite nessa quarta-feira (27).

Conforme relatório policial, as vítimas, que participavam de uma excursão de Teresina, estavam no "Bar do 70", ouvindo músicas (funk) que fariam referência à facção criminosa Comando Vermelho. Uma pessoa, ao perceber a presença das vítimas, avisou a integrantes do PCC sobre os clientes no bar que, supostamente, seriam admiradores do Comando Vermelho. Por conta disso, os autores do crime foram mandados ao local pelo PCC sob a ordem de executar o maior número possível de “rivais”.

Foto: Reprodução/WhatsAppFrancisco de Assis Lopes Filho e Franci Vânio Araújo Silva
Francisco de Assis Lopes Filho e Franci Vânio Araújo Silva

Por volta de 14h40, os criminosos chegaram ao Bar do 70 e, sem qualquer chance de defesa, as vítimas foram alvejadas pelos criminosos que chegaram ao local em duas motocicletas. Franci Vânio Araújo Silva e Francisco de Assis Lopes Filho morreram na hora e outras duas pessoas (Izael Melquiades e Manoel dos Anjos) ficaram feridas.

Para a Polícia Civil, “não há nos autos nada que indique que as vítimas tinham ligações com alguma facção criminosa, razão pela qual os indícios sugerem que tenha havido um “engano” por parte dos autores, no sentido de que as vítimas não seriam de fato seus rivais, mas sim pessoas absolutamente inocentes que estavam se divertindo no local. Fato este que, a nosso ver, torna ainda mais fútil a motivação dos crimes, uma vez que as vítimas não representavam, sequer em tese, qualquer risco aos autores e seus comparsas do PCC”, diz o delegado João Filipe em seu relatório.

Indiciamento

Dois dos acusados, Walisson Galeno de Sousa e Fábio Junior de Sousa Galeno, já estão no sistema penitenciário. Já Eduardo Oliveira Machado, apontado como o mandante das execuções, segue foragido. Todos eles foram indiciados por homicídio qualificado pelo motivo fútil e pela impossibilidade de defesa das vítimas (duas vezes) e pelo crime de tentativa de homicídio qualificado pelo motivo fútil e pela impossibilidade de defesa das vítimas (duas vezes), além do crime de integrar ou promover organização criminosa.

O crime

Dois homens foram mortos a tiros na praia de Atalaia, localizada na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí, na tarde desse domingo (25). Os dois moravam no bairro Buenos Aires, na zona norte de Teresina, e estavam em uma excursão.

Franci Vânio Mendes da Silva e Francisco de Assis Lopes Filho foram atingidos com vários disparos de arma de fogo e morreram ainda no local do crime, enquanto uma terceira pessoa, que não foi identificada, ficou ferida e foi encaminhada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

Segundo informação do 24º Batalhão de Atalaia, que atendeu a ocorrência, a Polícia Militar foi acionada após receber a denúncia de que quatro homens haviam chegado em duas motocicletas na praia e disparado contra os jovens, atingindo três pessoas.

Dois dos acusados, Walisson Galeno de Sousa e Fábio Junior de Sousa Galeno, já estão no sistema penitenciário. Já Eduardo Oliveira Machado, apontado como o mandante das execuções, segue foragido.

Vídeo mostra vítimas antes do crime

Um vídeo registrado por populares mostra momentos de uma tarde descontraída que acabou em tragédia, neste domingo (25), na Praia de Atalaia, em Luís Correia, onde dois homens identificados como Franci Vânio Araújo Silva e Francisco de Assis Lopes Filho foram mortos a tiros.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.