Fechar
GP1

Polícia

Secretaria de Segurança do Piauí adquire software israelense para extrair dados de celulares

Ferramenta foi utilizada pela polícia do Rio de Janeiro nas investigações sobre a morte de Henry Borel.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí adquiriu um dos mais modernos softwares utilizados na extração de dados em dispositivos móveis. O equipamento vai atender as demandas relacionadas ao enfrentamento às organizações criminosas, com a devida estruturação do laboratório em extração de dados de dispositivos móveis no âmbito da Diretoria de Inteligência e da Gerência de Inteligência da Polícia Civil.

O Cellebrite é um software israelense comercializado no Brasil exclusivamente pela empresa TechBiz Forense Digital LTDA. O Piauí vai pagar R$ 5.886.253,72 (cinco milhões, oitocentos e oitenta e seis mil, duzentos e cinquenta e três reais e setenta e dois centavos).

A ferramenta vai permitir o desbloqueio, extração, processamento e análise dos dispositivos móveis disponíveis, recentemente, no mercado e deverá realizar extrações de dados de localizações, histórico, conexões sem fio (wi-fi), antenas, estações rádio – base (ERB), GPS e aplicativos que contenham dados de navegação, inclusive realizando análise de correlação e vínculos sobre dados relativos a extrações de uma ou mais plataformas eletrônicas portáteis.

Foto: Divulgação/ SSP-PICelulares apreendidos com restrição de roubo ou furto
Celulares apreendidos com restrição de roubo ou furto

Com capacidade de extrair dados de 30 mil dispositivos e 10 mil aplicativos, o Cellebrite consegue desbloquear celulares com Android e iOS, e poderá coletar dados e metadados apagados do cartão de memória e do aparelho celular.

O software foi utilizado pela Polícia do Rio de Janeiro nas investigações do assassinato do garoto Henry Borel, em 2021, que teve ampla repercussão na mídia brasileira.

O extrato de compra foi publicado no Diário Oficial, edição do dia 26 de fevereiro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.