A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (18), uma nova fase da Operação Sem Descontos e realizou a prisão de Romeu Carvalho Nunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”. A operação investiga um esquema nacional de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O secretário-executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, também é alvo da operação, foi afastado do cargo e cumprirá prisão domiciliar. A PF cumpre, ainda, mandados de busca contra o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e um assessor parlamentar. De acordo com as apurações, a organização criminosa atuava de modo estruturado, com núcleos responsáveis pela captação de dados, inserção de informações falsas em sistemas oficiais e ocultação do dinheiro desviado.
As medidas foram realizadas sob autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). Outro alvo da operação é o advogado e filho do ex-diretor de Benefícios do INSS entre 2023 e 2014, Douglas Martins Fidelis. O pai dele, André Fidelis, já foi preso pela PF em outra fase da operação. A polícia cumpre mandados de prisão preventiva e de busca contra Eric.
Ao todo, estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares em São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão e Distrito Federal. A ação é realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).
Sobre a Farra do INSS
A chamada “Farra do INSS” veio à público em dezembro de 2023, após denúncia do aumento drástico das arrecadações de associações com descontos indevidos aplicados a aposentados, o valor chegou a R$2 bilhões em um ano. As entidades envolvidas já respondiam a milhares de processos por filiações fraudulentas. As revelações levaram à abertura de inquérito da Polícia Federal (PF) e abasteceram investigações da CGU.
A Operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano, levou à demissão do então presidente do Inss e do ministro da Previdência à época, Carlos Lupi. O “Careca do INSS”, pai de Romeu, está preso desde setembro, apontado como um dos principais operadores do esquema fraudulento.
De acordo com a CGU, as entidades envolvidas no esquema alegavam oferecer serviços como assistência jurídica, convênios médicos e descontos em academias. Contudo, não possuíam estrutura básica para prestar qualquer atendimento. Pelo menos 11 associações foram alvo de medidas judiciais. Os contratos foram suspensos e os descontos interrompidos.
Ver todos os comentários | 0 |