Fechar
GP1

Polícia

Último alvo da Operação Turismo Criminoso no Piauí é preso pela PRF em São Paulo

Wallace Fernandes Moreira Silva era considerado foragido desde setembro de 2024.

O último alvo da Operação Turismo Criminoso, identificado como Wallace Fernandes Moreira Silva, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal durante uma abordagem realizada no estado de São Paulo. A prisão ocorreu no último sábado (21), na BR 116, durante a Operação Conatus, em Cajati, contudo a informação só foi divulgada nesta terça-feira (24).

O GP1 apurou que a PRF realizava ações de fiscalização no bojo da Operação Conatus, quando os policiais deram sinal de parada a um veículo modelo BMW, conduzido por E. A. R. O., que disse que seguia a negócios de Curitiba para a Bahia. O passageiro, que se apresentou pela alcunha de Simba, logo afirmou que estava sendo procurado pelas forças de Segurança Pública do Piauí, por ocasião da operação "Turismo Criminoso", e se chamava Wallace Fernandes Moreira Silva.

Foto: Reprodução/WhatsAppWallace Fernandes Moreira Silva
Wallace Fernandes Moreira Silva

Em função disso, os policiais constataram que contra Wallace havia um mandado de prisão preventiva em seu desfavor e prontamente deram voz de prisão.

Operação Turismo Criminoso

De acordo com o delegado Ferdinando Martins, que presidiu o inquérito policial, Wallace Fernandes Moreira Silva e os demais alvos (Bruno Manoel Gomes Arcanjo, Thallyson Santiago Campelo, Pedro Gabriel de Carvalho Sena, Gabriel Seabra Araújo, Carlos André Araújo Santos e Hélcio Laércio da Costa Martins) já são réus na Justiça pelos crimes de organização criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro.

Wallace Fernandes era considerado foragido desde setembro de 2024, quando foi deflagrada a Operação Turismo Criminoso, que desarticulou uma organização criminosa responsável por diversas fraudes envolvendo emplacamentos de veículos com documentação falsa, transferências ilegais de propriedade, obtenção de financiamentos bancários fraudulentos, entre outros delitos.

A investigação da Polícia Civil identificou que a organização criminosa utilizava pessoas de baixa renda, conhecidas como "laranjas", para registrar veículos junto ao DETRAN-PI com o uso de notas fiscais falsas. Além disso, tais indivíduos eram aliciados para abertura de contas bancárias destinadas à movimentação e ocultação dos recursos ilícitos obtidos a partir das fraudes.

Durante a deflagração da operação à época, um dos integrantes da organização, ao reagir à abordagem policial na cidade de Santa Luzia do Paruá-MA, matou o policial civil Marcelo Soares, do DRACO.

Juiz mandou todos os envolvidos para o banco dos réus

O juiz João Manoel de Moura Ayres, da Vara de Delitos de Organização Criminosa, recebeu denúncia do Ministério Público do Piauí contra Wallace Fernandes Moreira Silva, Bruno Manoel Gomes Arcanjo, Pedro Gabriel de Carvalho Sena, Gabriel Seabra Araújo, Carlos André Araújo Santos, Thallyson Santiago Campelo e Hélcio Laércio da Costa Martins, acusados de fraudes contra o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI). A denúncia foi recebida no último dia 5 de novembro deste ano.

A denúncia do Ministério Público foi formulada pelo promotor Marcelo de Jesus Monteiro Araújo e oferecida ao judiciário no dia 15 de outubro deste ano. Wallace Fernandes, Bruno Arcanjo, Thallyson Santiago, Gabriel Seabra, Carlos André e Hélio Laércio foram denunciados pelos crimes de organização criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro. Já Pedro Gabriel ainda foi denunciado por falsificação de documento particular.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.