Fechar
GP1

Política

Vereador picoense denuncia uso político do Programa de Combate à Pobreza Rural

José Luís de Carvalho (PV) declarou que são liberados apenas os projetos cujas associações são ligadas politicamente ao deputado Warton Santos (PMDB).

Imagem: José Maria BarrosVereador José Luís denuncia CPR na região de Picos(Imagem:José Maria Barros)Vereador José Luís denuncia CPR na região de Picos
Dizendo estar representando o anseio das comunidades rurais do município, que estão insatisfeitas com o rumo do programa, o vereador José Luís de Carvalho (PV) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Picos na sessão da última sexta-feira, 28 de maio, para denunciar o uso político do PCPR (Programa de Combate à Pobreza Rural), cujo coordenador estadual é Fernando Danda Vasconcelos, indicado para o cargo pelo deputado Warton Santos (PMDB).

Sem arrodeios, o parlamentar denunciou que o PCPR somente libera recursos para os projetos cujas associações são ligadas politicamente ao deputado Warton Santos ou então para os que se comprometerem a votar nele. “A minha região foi beneficiada com um trator, mas só porque a liderança lá é ligada ao PCPR. Eu não conheço nenhum lugar em Picos que o projeto sai se a associação não for ligada ao deputado Warton Santos”, ressaltou o vereador José Luís.

Ele disse que no último dia 20 de maio acompanhou os presidentes de associações até Teresina com o objetivo de participarem de uma manifestação e entregarem uma pauta de reivindicações ao governo do estado, porque os mesmos já estão desanimados com a atuação do órgão na região. “Eles elaboram o projeto, trabalham, reivindicam, mas, se não tiverem sujeito a alguém que tem acesso a direção do PCPR não são atendidos. Que democracia é essa que existe no PCPR?”, questionou o parlamentar.

Segundo José Luís de Carvalho, somente são liberados os projetos cujas associações ou lideranças sejam ligadas ao vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PMDB) ou ao deputado Warton Santos ou então algum aliado do deputado. “Se não for assim o projeto não sai, mesmo que seja bem elaborado e de grande alcance social”, reafirmou.

O parlamentar lembrou ainda que de cerca de 44 projetos que foram analisados e aprovados pelo Conselho Municipal do PCPR em Picos, apenas dois foram liberados. O fato causou descontentamento junto aos presidentes de associações rurais, que procuraram José Luís de Carvalho para solicitar a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Picos para tratar do assunto.

O Coordenador Regional do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR) é o ex-vice-prefeito de Picos Francisco Gilvan Gomes, que ganhou o cargo após romper politicamente com o ex-prefeito José Néri de Sousa (PP) e se aliar ao deputado Warton Santos. O trabalho dele não tem agradado às lideranças comunitárias do interior, que alegam falta de transparência na liberação dos projetos.

Com cartazes lembrando os projetos de suas comunidades que estão engavetados, vários presidentes de associações rurais estiveram presentes na última sessão da Câmara de Picos, para cobrar dos parlamentares a realização de uma audiência pública com a presença do coordenador estadual do PCPR, Fernando Danda Vasconcelos. O pedido foi aprovado e a audiência marcada para o próximo dia 22 de junho.

Outro lado

O vereador Rinaldinho contestou o colega e o acusou de estar querendo criar um fato político. “Não existe nada disso! O PCPR entregou ano passado 150 tratores para prefeituras e associações rurais em todo o estado do Piauí e muitos deles não têm qualquer ligação política com o deputado Warton Santos”, lembrou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.