Fechar
GP1

Política

Hospital municipal de Piracuruca é descredenciado como "amigo da criança"

Ao ser reconhecido com o título Hospital Amigo da Criança, o estabelecimento se torna referência em amamentação para sua cidade, região e estado.

Imagem: Divulgação/GP1Clique para ampliarHospital Piracuruca(Imagem:Divulgação/GP1)Hospital Piracuruca
O Hospital Municipal Dr. José de Brito Magalhães, da cidade de Piracuruca foi desabilitado no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde – SIH/SUS, como amigo da criança. Ao ser reconhecido com o título Hospital Amigo da Criança, o estabelecimento se torna referência em amamentação para sua cidade, região e estado.

A portaria nº706, de 21 de outubro de 2011, foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, 24, e é assinada por Cleusa Rodrigues da Silveira Bernardo, secretária substituta da Secretaria de Atenção a Saúde.

O hospital de Piracuruca, era administrado pelo Governo do Estado do Piauí, há quase dois anos passou para a administração municipal, num processo de municipalização que se deu em vários municípios.

O outro lado

Sobre a matéria o Portal GP1 recebeu o direito de resposta do secretário de saúde de Piracuruca Eduardo Felipe de Lima Melo Sampaio. Veja o direito de resposta abaixo

A respeito do descredenciamento do Hospital Dr. José de Brito Magalhães como Hospital Amigo da Criança, informamos que a instituição já não oferta os serviços de obstetrícia em nosso município desde que a São Raimundo Maternidade Municipal foi inaugurada, em março de 2002, ocasião em que o título foi concedido para a nova instituição. Isso tornou sem sentido a manutenção do título no Hospital.

Sendo assim, o descredenciamento do Hospital Dr. José Magalhães estava pendente desde esta data, processo que agilizamos por orientação do Ministério da Saúde. Portanto, a portaria 706/2011 nada implica na prática, tendo efeito apenas cartorial, legitimando mudança ocorrida há quase 10 anos.

Sem mais para o momento, renovamos nossos votos de consideração, apreço ao profissional e admiração pela liberdade de imprensa.

Atenciosamente,

Eduardo Felipe de Lima Melo Sampaio

Economista / CORECON: 815-PI

Secretário Municipal de Saúde / Piracuruca-PI

Secretário Extraordinário de Planejamento e Programação para o Nordeste – CONASEMS


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.