Fechar
GP1

Política

Deputado critica educação pública no Piauí e diz que crianças estão saindo das escolas analfabetas

Deputado Firmino Filho disse que o Piauí avançou no ensino fundamental, mas ainda é discutível a qualidade da educação pública no Estado.

O deputado Firmino Filho (PSDB) discursou na última segunda-feira (14) sobre a Educação no Estado. Ele destacou o fato de que, depois de muitos anos, houve aumento na taxa de analfabetismo, "Conforme ficou demonstrado na recente mensagem lida pelo governador Wilson Martins".
Imagem: Germana Chaves / GP1Deputado Firmino Filho(Imagem:Germana Chaves / GP1)
Deputado Firmino Filho disse que o Piauí avançou no ensino fundamental, mas ainda é discutível a qualidade da educação pública no Estado. Também considera o aumento na taxa de analfabetismo "uma prova de que há crianças saindo da escola sem ser alfabetizadas".

O deputado Evaldo Gomes (PTC), em aparte, disse que o tema é da maior importância. Afirmou que é professor licenciado da sala de aula, mas se preocupa com o problema. Lembrou que a escola pública foi a que mais aprovou vestibulandos na UESPI, mas não para os cursos de licenciatura. Ele chamou atenção também para a greve dos professores solidarizando-se com os colegas de Magistério.

O deputado Marden Menezes (PSDB) também em aparte, disse que já havia alertado o governo para a possibilidade de greve no magistério. Os professores cobram o cumprimento do plano de cargos e salários, querem também um reajuste e repudiam a proposta de aumento na contribuição do
IAPEP Saúde, em 10%.

O deputado Cícero Magalhães (PT) disse que compreende a paralisação dos professores, pois também fez greves como comerciário, mas lembrou que a questão do piso nacional dos professores foi contestada pelos grandes Estados, que entraram com ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade), visando sua anulação.

Para Cícero Magalhães, o governo Wellington Dias conseguiu diminuir a taxa de analfabetismo, além de ter colocado o ensino médio em todos os municípios. Ele informou que o não cumprimento do plano de cargos dos professores não ocorre apenas no Piauí. Para o petista, só há dois Estados com os melhores salários, um deles é o Maranhão.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.