Fechar
GP1

Política

Sinpolpi pede o afastamento do Delegado-Geral da Polícia Civil do Piauí e da Corregedora Geral

O Portal GP1 conversou com o secretário Robert Rios sobre a exigência do sindicato de querer o afastamento de James Guerra. "Quer? Mas não vai ter", respondeu o Secretário.

O presidente do Sinpolpi (Sindicato dos Policiais Civis do Piauí) denunciou ao GP1 que o Delegado-Geral da Polícia Civil, James Guerra, está sendo acusado pelo Ministério Público Estadual do Piauí de ter cometido o crime de tortura.

“O Delegado-Geral James Guerra foi denunciado pelo MP por um crime que é hediondo, o crime de tortura. Ele [James Guerra] mesmo disse na televisão que quando a denúncia chega ao MP é porque existem provas. Esse crime afronta todos os direitos humanos”, relatou Cristiano Ribeiro à nossa reportagem.
Imagem: Divulgação/GP1Cristiano Ribeiro, presidente do Sinpolpi(Imagem:Divulgação/GP1)Cristiano Ribeiro, presidente do Sinpolpi
Para o presidente, James Guerra não reúne condições morais para continuar no cargo. “Nós queremos que o governador Wilson Martins e que o secretário de Segurança Robert Rios tomem as devidas providências. Queremos o afastamento de James Guerra”, disse.

“Nós também vamos entrar com um processo administrativo contra James Guerra e vamos pedir também o afastamento da corregedora Fernanda Paiva que é prima legítima de James Guerra”, explicou Cristiano.

Secretaria Estadual de Segurança

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarScretário Robert Rios(Imagem:Reprodução)Secretário Robert Rios
O Portal GP1 conversou com o secretário Robert Rios sobre a exigência do sindicato de querer o afastamento de James Guerra da delegacia-geral. “Quer? Mas não vai ter”, respondeu Robert.

Robert Rios contou ao GP1 que conversou com a Juíza Ana Lúcia Teco e com a promotora do município de Alto Longa. Segundo Rios, a promotora, que ele não lembrava o nome, mas a reportagem do GP1 descobriu que se trata de Gianny Vieira de Carvalho, teria reconhecido o erro ao incluir o nome de James Guerra na denúncia de crime de tortura.

“Conversei com a promotora e ela reconheceu seu erro, agora tudo será resolvido. Como é que ele [James Guerra] cometeu tal crime se nem mesmo na cidade ele nunca foi? A promotora errou ao ter denunciado o caso à delegacia-geral, ela deveria ter denunciado diretamente à Corregedoria que é quem apura as denúncias. Ela acusou James de omissão e conivência e não pelo crime de tortura, mas já reconheceu seu erro”, relatou.

Robert Rios finalizou dizendo que: “Se realmente tivesse acontecido esse crime por parte do Delegado-Geral eu mesmo já teria tomado as providências, não precisaria ninguém me pedir nada. Eu sou muito rápido”.

Veja abaixo o processo ou clique aqui
Imagem: Reprodução/GP1Processo(Imagem:Reprodução/GP1)Processo
Imagem: Reprodução/GP1Processo(Imagem:Reprodução/GP1)Processo

A equipe do GP1 tentou falar com a Promotora Gianny Vieira através do telefone da Comarca de Alto Longa, mas ela não se encontrava no local, só nesta quinta-feira (24).

Após conversar com Robert Rios, conversamos novamente com o presidente do Sinpolpi, Cristiano Ribeiro sobre as declarações do secretário. “Ele tem que provar isso e vai ter a oportunidade de fazer isso que vai ser na fase de ação penal. O fato é que James Guerra foi denunciado pelo crime de tortura pelo Ministério Público”, finalizou.

Delegado-Geral

Nossa reportagem conversou com o Delegado-Geral James Guerra sobre a denúncia e a exigência do Sinpolpi para que ele se afaste do cargo.
Imagem: ReproduçãoJames Guerra(Imagem:Reprodução)James Guerra
Guerra disse que não queria falar sobre assunto, mas que nesta quinta-feira (24) será divulgado no site oficial da polícia civil uma nota de esclarecimento.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.