Fechar
GP1

Política

Deputado petista denuncia maus tratos a familiares de mortos no HUT

Segundo Merlong, curiosamente o HUT não libera nenhum corpo dos pacientes que vão a óbito depois das 18 horas.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarMerlong Solano(Imagem:Reprodução)Merlong Solano
O deputado Merlong Solano (PT) estreou na tribuna na sessão de hoje (07) da Assembleia Legislativa do Piauí denunciando os maus tratos que a direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está dispensando aos familiares das pessoas que morrem naquela unidade hospitalar.

Segundo Merlong, curiosamente o HUT não libera nenhum corpo dos pacientes que vão a óbito depois das 18 horas. “O corpo do morto só é liberado a partir das 08 horas da manhã do dia seguinte, o que tem deixado em estado de desespero os parentes de mortos que precisam ser trasladados para o interior”, disse Merlong.

O deputado citou o exemplo, presenciado por ele, do lavrador Raimundo Coelho de Resende, de Matias Olímpio, que faleceu às 18h30 do sábado e cujo corpo só foi liberado às 09h30 do dia seguinte, isto depois de sua intervenção, a pedido da família.

“O mais grave é que ninguém dá informação, após as 18 horas. As famílias só conseguem falar com o porteiro e com um motorista do HUT, que ficam de plantão na entrada”, contou Merlong, que considera um absurdo e uma falta de respeito da direção do hospital e sugere que a Comissão de Saúde da Casa realize uma audiência pública sobre o assunto.

Firmino reconhece erro

Imagem: Wanessa Gommes do GP1Firmino Filho(Imagem:Wanessa Gommes do GP1)Firmino Filho
Em aparte, o deputado Firmino Filho (PSDB), que já foi prefeito de Teresina e secretário municipal de Saúde, reconheceu a existência do problema no HUT mas disse que ele é de difícil solução. “Na verdade este é um problema histórico. Ele existe desde o tempo do HGV. É que no Piauí só existem oito patologistas e apenas seis deles trabalham no HUT. E eles se recusam a dar plantões noturnos. O erro existe e concordo que a Comissão de Saúde promova um maior debate sobre o assunto”, disse o deputado Firmino. Com informações da Alepi
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.