Fechar
GP1

Política

Tribunal de Contas da União aplica multa ao ex-prefeito de São Julião Carlos Alberto Bezerra

O acórdão do TCU é de 05 de julho de 2011.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarCarlos Alberto Bezerra de Alencar(Imagem:Reprodução)Carlos Alberto Bezerra de Alencar
O Tribunal de Contas da União julgou irregulares as contas do ex-prefeito de São Julião, Carlos Alberto Bezerra de Alencar, em razão de irregularidades praticadas na gestão dos recursos do Programa de Atendimento Assistencial Básico – PAB-Fixo repassados ao município de São Julião no período de julho de 2003 a junho de 2004.

O Tribunal aplicou multa de R$ 2.000,00, mas deixou de imputar débito em razão da não caracterização de desvio de recursos públicos. A Secretaria de Controle Externo – SECEX/PI se manifestou pelo afastamento do débito dos valores repassados “Apesar das falhas relatadas, reafirmamos que não há indícios de desvio de recursos ou locupletamento por parte dos ex-gestores. O relato da CGU/PI, com base em auditoria dos documentos contábeis, vistoria in loco nos almoxarifados da Prefeitura e entrevistas com usuários do programa indicou que os recursos foram efetivamente aplicados em favor da população, contudo, em objeto distinto para o qual se destinava. Assim, entendemos perfeitamente plausível o afastamento do débito...”.

O Relator Augusto Nardes não considerou cessadas as dúvidas relativas a aplicação dos recursos e a desobediência a Lei 8.666/93 e acompanhou o parecer da unidade técnica e do MP/TCU no sentido de rejeitar as alegações da defesa e julgar irregulares as contas do ex-gestor, aplicando a multa capitulada no art. 58, inciso I, da Lei nº 8.443/1992.

O tribunal autorizou o parcelamento da dívida em até 24 parcelas mensais e consecutivas e autorizou a cobrança judicial da dívida caso não sejam atendidas as notificações.

O acórdão do TCU é de 05 de julho de 2011.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.