Fechar
GP1

Política

Secretário Raimundo Leite sobre denúncia contra delegado Ademar Canabrava: "Vou averiguar"

O caminhoneiro Erismar denunciou ao portal GP1 que o delegado Ademar Canabrava havia mandado prendê-lo por estar em posse de objetos pertencentes à empresa Styllos.

Foi resolvido, após reportagem do Portal GP1, na tarde desta sexta-feira (23) o caso do caminhoneiro Erismar Moura, 28 anos, que sofreu ameaça de prisão após o delegado do 12º DP de Teresina, Ademar Canabrava, se negar a registrar um Boletim de Ocorrência. O caminhoneiro é uma das vítimas do golpe que a empresa Styllos aplicou em estudantes universitários no Piauí. Canabrava também destratou a repórter desse portal com diminutivos e voz alterada.
Imagem: Mírian Gomes/GP1Equipamentos que estavam com o caminhoneiro(Imagem:Mírian Gomes/GP1)Equipamentos que estavam com o caminhoneiro
Erismar tinha feito a denúncia de que o delegado Canabrava havia mandado prendê-lo por estar em posse de objetos pertencentes à empresa Styllos. “Fui eu mesmo que fui na delegacia dizer que estes equipamentos estavam comigo, eu mesmo fui lá saber o que fazer, se eu quisesse ficar com essas coisas por acaso eu teria procurado a delegacia?”, disse Erismar. Segundo o caminhoneiro, o delegado havia dito para ele levar os equipamentos para a delegacia nos dois dias anteriores. “Nesses dois dias quando eles me ligaram perguntando pelos equipamentos eu disse que não tinha levado ainda porque eu tava fazendo frete. E tava mesmo que eu não sou homem de mentir. É disso que eu vivo sabe? E eu já tinha combinado esses fretes antes, não podia ‘sujar’ com as pessoas que me contrataram”, explicou o caminhoneiro.

Após o não comparecimento de Erismar na quinta-feira (22), policiais ligaram para ele sexta-feira pela manhã, no que ele informou que estava terminando um frete e ia deixar em seguida, porém os policiais disseram que iam prendê-lo. Com medo, Erismar passou o dia sem fazer fretes. “Já pensou eu fazendo um frete e chega um policial e me prende? Eu sou um cidadão honesto, o que os clientes iam pensar? Iam pensar que eu era bandido. Fiquei com muito medo e fiquei o dia no trabalho de um amigo sem saber o que fazer”, contou.

Delegado Geral James Guerra

Nossa equipe entrou em contato com o Delegado Geral da Polícia Civil, James Guerra, para falar sobre o assunto. No primeiro contato o delegado disse não estar informado sobre o caso e que não poderia se pronunciar. Após algum tempo o delegado ligou para nossa repórter. “Já estou por dentro do caso. Realmente não havia como registrar esse boletim de ocorrência porque um boletim é feito para comunicar um crime ou perda, e nesse caso ele queria confirmar um fato através do boletim, e isso a policia civil não pode fazer, não é essa a função de um BO, porque senão seria muito fácil validar um ato sem comprovação”, explicou o delegado.

James Guerra disse ainda que era para o caminhoneiro ir entregar os equipamentos e que se houvesse alguma atitude abusiva por parte dos policiais era para ser informado. “Se acontecer algo desse tipo ele pode vir falar comigo”, completou o delegado.

Secretário de Segurança recebe caminhoneiro e equipe do GP1

Erismar não conseguiu se acalmar e permaneceu amedrontado. “Tenho medo de eu ir lá levar os equipamentos e eles me prender por causa da minha denúncia, tenho medo deles ficar ainda com mais raiva”, disse.

Imagem: Mírian Gomes/GP1Caminhoneiro Erismar e o secretário Raimundo Leite(Imagem:Mírian Gomes/GP1)Caminhoneiro Erismar e o secretário Raimundo Leite
O Portal GP1 acompanhou o caminhoneiro até o gabinete do Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Raimundo Leite, que recebeu a nossa reportagem e Erismar. ‘Não se preocupe porque ninguém vai te prender, fique tranqüilo”, falou o Secretário ao acalmar o caminhoneiro que estava chorando e nervoso.

Com a matéria da denúncia do GP1 impressa sobre a mesa, Raimundo Leite informou que já estava a par do assunto e que já havia falado com o delegado. Ainda assim, ligou novamente para Ademar Canabrava para que recebesse Erismar, que iria entregar os equipamentos no 12º DP. “Fique tranqüilo eu te asseguro que não vai lhe acontecer nada”, disse Raimundo Leite em tom calmo. “Eu vou averiguar com calma o ocorrido, vamos resolver isso da forma mais pacífica para que termine tudo bem”, finalizou.

Imagem: Mírian Gomes/GP1Equipamentos foram entregues no 12º DP(Imagem:Mírian Gomes/GP1)Equipamentos foram entregues no 12º DP
Após sair da Secretaria, Erismar levou seu caminhão baú ao 12º DP onde entregou os dois movie head e os seis canhões de led que ainda estavam com ele. Logo após o escrivão Inaldo redigiu o Auto de Exibição e Apresentação de Objetos, que detalham os objetos entregues, e o depoimento de Erismar relatando todo o ocorrido entre ele e a empresa Styllos. Na delegacia, nossa reportagem esperou por cerca de duas horas pelo delegado Canabrava, este porém não apareceu.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.