Fechar
GP1

Política

Vereadores faltam ao trabalho e mais uma vez sessão da Câmara de Picos não é realizada

No horário previsto para o início da sessão apenas dois vereadores estavam em plenário.

Imagem: José Maria Barros / GP1Estudantes lotam galerias da Câmara(Imagem:José Maria Barros / GP1)Estudantes lotam galerias da Câmara
Pela terceira vez somente este ano, os vereadores de Picos não compareceram ao trabalho e a sessão ordinária desta quinta-feira, 22 de setembro, não foi realizada por falta de quórum. Com isso, vários projetos e requerimentos que estavam em pauta não foram votados, frustrando as dezenas de professores que lotavam o plenário e esperavam uma discussão sobre o Plano de Cargos, Carreira e Salário dos servidores.

No momento previsto para iniciar a sessão, estavam no plenário apenas os vereadores Hugo Victor Saunders Martins (PMDB) e Diógenes Nunes Medeiros (PPS). Os outros oito parlamentares, incluindo o presidente da casa Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB), não se encontravam presentes no local de trabalho.
Imagem: José Maria Barros / GP1Plenário da Câmara ficou vazio(Imagem:José Maria Barros / GP1)Plenário da Câmara ficou vazio
Como não havia quórum suficiente a sessão sequer foi aberta e somente após o horário previsto em lei para o início dos trabalhos, é que chegaram os vereadores Manoel Vieira de Barros Lima (PMDB), Antonio Afonso Santos Guimarães (PP) e Iata Anderson (PSB).

Os professores que lotavam o plenário consideraram a atitude dos vereadores como uma manobra para fugir do debate sobre o andamento da greve da categoria, bem como sobre a votação do Plano de Cargos, Carreira e Salário dos Servidores Municipais, que continua engavetado.
Imagem: José Maria Barros / GP1Plenário foi preparado, mas vereadores não compareceram à sessão.(Imagem:José Maria Barros / GP1)Plenário foi preparado, mas vereadores não compareceram à sessão.
Mesmo sem a realização da sessão, os professores permaneceram por algum tempo no plenário da Câmara e aproveitaram para realizar uma assembleia para avaliar o andamento do movimento grevista, deflagrado na última segunda-feira, 19 de setembro, além de traçar novas estratégias de luta. Amanhã, 23, eles estarão acampados em frente à Secretaria Municipal da Educação e na próxima semana promoverão caminhadas de protesto pelas ruas centrais da cidade.

Decepção

O Secretário Geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm), Gláuber Silva, disse que estava decepcionado com os vereadores, mesmo não podendo comprovar de que houve uma manobra para não realização da sessão ordinária desta quinta-feira, 19 de setembro.
Imagem: José Maria Barros / GP1Professores protestam nas galerias da Câmara(Imagem:José Maria Barros / GP1)Professores protestam nas galerias da Câmara
“Nós lamentamos a não realização da sessão por falta de quórum e achamos estranho, porque em 2009 quando outros professores ligados ao sindicato da categoria lutavam por melhorias, vieram aqui para a Câmara e essa mesma coisa aconteceu. Os vereadores ficaram nos gabinetes e logo após passar o horário previsto para início dos trabalhos, eles apareceram no plenário. Hoje aconteceu do mesmo jeito”, denunciou.

Segundo Gláuber Silva, o plenário estava lotado de professores e de alunos que estão solidários ao movimento grevista, mas, infelizmente não houve sessão. “Desligaram os microfones da Câmara para não debater e articular esse tema que é a greve dos professores. Há rumores, inclusive, que vários vereadores que faltaram estavam no momento reunidos com a deputada Belê Medeiros”, lembrou.
Imagem: José Maria Barros / GP1Galerias ficaram lotadas de servidores e estudantes(Imagem:José Maria Barros / GP1)Galerias ficaram lotadas de servidores e estudantes
Por causa dessa atitude, Gláuber Silva disse que a Câmara de Picos sujou sua imagem junto aos servidores, mas garantiu que na próxima semana estarão novamente em plenário para ouvir dos parlamentares o que estão fazendo em relação ao Plano de Cargos, Carreira e Salário dos funcionários do município.
Imagem: José Maria Barros / GP1Em assembliea professores decidiram continuar a greve(Imagem:José Maria Barros / GP1)Em assembliea professores decidiram continuar a greve
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.