Fechar
GP1

Política

Prefeito Dedé acusado de nomear ex-primeira dama para cargo inexistente pode ser julgado este ano

A ação tramita na 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e tem como relator o desembargador Joaquim Dias de Santana Filho.

Chegou à fase de alegações finais o processo em que é réu o prefeito de São Miguel do Tapuio, Francisco de Assis Sousa, conhecido “Dedé” acusado de ter nomeado a ex-primeira dama, Maria do Carmo Mota Matos, esposa do ex-prefeito Lincoln Matos, para exercer o cargo em comissão de Assistente de Gabinete, cargo inexistente na estrutura administrativa da prefeitura. A ex-primeira dama percebia mensalmente a quantia de R$ 3.300,00, valor superior ao pago aos secretários municipais que percebiam R$1.867,00.

Imagem: ReproduçãoEx-prefeito Lincoln Matos e sua  Maria do Carmo Mota Matos(Imagem:Reprodução)Ex-prefeito Lincoln Matos e sua Maria do Carmo Mota Matos

O Ministério Público denunciou o prefeito que cometeu o crime previsto no art.1º, inciso XIII, do Decreto Lei 201/67 (Nomear, admitir ou designar servidor, contra expressa disposição de lei). A denúncia contra o prefeito foi recebida por unanimidade em março de 2011 e a previsão é que o processo seja julgado antes de findar o ano de 2012. Se condenado o prefeito poderá pegar até 03 anos de cadeia.

O Ministério Público Estadual, através da procuradora geral de Justiça Zélia Saraiva Lima, requereu ao relator a expedição de ofícios aos Cartórios das Justiças Federal, Estadual e Eleitoral requisitando certidões de antecedentes criminais do prefeito Dedé.

Imagem: ReproduçãoPrefeito Dedé(Imagem:Reprodução)Prefeito Dedé

O processo deverá retornar ao Ministério Público Superior para a apresentação de alegações finais.

A ação tramita na 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e tem como relator o desembargador Joaquim Dias de Santana Filho.

Curta a página do GP1 no facebook:
http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.