Fechar
GP1

Política

Federação das Indústrias do RJ aponta Paulistana na segunda posição de desenvolvimento no Piauí

"Fica bastante claro que nossas ações foram acertadas e colocaram a cidade de Paulistana no caminho do desenvolvimento", disse o prefeito do município.

O município de Paulistana, a 452 km ao sul de Teresina, já ocupa a segunda posição de desenvolvimento no Estado do Piauí, ficando apenas atrás de Teresina. É o que mostra o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal - IFDM. O índice é um estudo anual do Sistema FIRJAN- Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro que acompanha o desenvolvimento de todos municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde e é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

O estudo anual é considerado um dos mais sérios do pais e apresenta um resultado nacional discriminado por unidade da federação, tendo por base a divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estado e para o pais. o índice varia de 0 a 1, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

A divulgação dos dados comprova o trabalho do prefeito Luís Coelho e aponta os méritos do gestor. “Fica bastante claro que nossas ações foram acertadas e colocaram a cidade de Paulistana no caminho do desenvolvimento”, afirmou o prefeito.

Imagem: Divulgação/GP1Prefeito Luis Coelho(Imagem:Divulgação/GP1)Prefeito Luis Coelho

Em 2000, por exemplo, Paulistana apresentava no ranking um índice de 0,46 passando em 2007 para 0,53 e passou a ser avaliada como situação de desenvolvimento regular. Já em 2010 através do trabalho empreendido pela administração Luís Coelho saltou para 0,73 o que a colocou entre os municípios brasileiros considerados como desenvolvimento moderado.

Melhoria na Saúde, Educação, Emprego e Renda

Quando avaliados separadamente, por categorias, Paulistana atinge média que surpreende. Na Educação o município apresentava em 2000 um índice de 0,41 pulando em 2010 para 0,67 índice considerado satisfatório.

Na Saúde o índice FIRJAN demonstra que os investimentos feitos na rede local, como a implantação de laboratório de analises clínicas, CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, ampliação dos postos de saúde e SAMU surtiram grande efeito na melhoria da qualidade de vida da cidade. Em 2000 Paulistana apresentava índice 0,51, saltando para 0,61 em 2007, e expressivos 0,71 no ano de 2010.

No quesito Emprego e Renda ocupa um posto de vitrine no Piauí e no nordeste com um índice de 0,81. “É uma satisfação comprovar que medidas austeras e programas sérios adotados em nossa cidade falam por si e comprovam que centenas de obras da prefeitura durante todo este período foram fundamentais para a elevação do índice”, ressalta Luis Coelho.

Imagem: Divulgação/GP1Posição do município no ranking(Imagem:Divulgação/GP1)Posição do município no ranking

Prefeito comemora índice alcançado pelo município

O prefeito Luis Coelho ao comemorar a divulgação dos dados é enfático: quando observada a evolução dos índices de Paulistana nos últimos anos, aí é que se observa quanto o município evoluiu. Em 2006 Paulistana ocupava a 83ª posição entre as cidades do Piauí e 4.265ª lugar de todos os municípios do Brasil. Já em 2009, mostra Luis Coelho, a cidade salta para 47ª posição no Piauí e 3.578 ultrapassando mais de 500 cidades. Nos biênios que compõem essa avaliação, Paulistana foi considerado um município de desenvolvimento regular entre as 1338 cidades nordestinas.

Mas a evolução do município chama a atenção é quando são computados pelo índice FIRJAN os números oficias do Governo Federal para o biênio 2010-2012. Além de saltar para a segunda posição em desenvolvimento no Piauí, ficando atrás somente de Teresina, Paulistana ultrapassa mais de duas mil cidades brasileiras para se colocar como a 1090ª cidade brasileira em desenvolvimento o que a destaca não somente no nordeste mais em todo Brasil.

O prefeito lembra ainda de conquistas importantes para o município, como a instalação de um campus do IFPi – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí . “Hoje integramos um seleto grupo de cidades brasileiras com um curso de mineração, fundamental para atender em breve a forte demanda local”, diz Luis Coelho.

Para o gestor Paulistana pode, cada vez mais, ocupar uma posição de destaque no cenário estadual e até brasileiro e continua apostando que fatores como a localização geográfica privilegiada e a riqueza mineral serão componentes fundamentais para o sucesso da região.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.