Fechar
GP1

Política

Candidatos analfabetos passam por testes com ditados no estado do Piauí

O teste pode ser de ditado, formação de frases simples ou é solicitado que o candidato faça uma declaração de próprio punho para comprovar que sabe ler e escrever.

No estado do Piauí cerca de 200 candidatos estão fazendo teste de escolaridade para serem candidatos nas eleições municipais deste ano. Os possíveis candidatos a vereador e prefeito no registro de candidatura não comprovaram que sabem ler e escrever, o que exige a Lei Eleitoral.

Normalmente o teste é aplicado individualmente por um juiz, promotor ou servidor de cartório eleitoral para assim evitar constrangimentos. O teste pode ser de ditado, formação de frases simples ou é solicitado que o candidato faça uma declaração de próprio punho para comprovar que sabe ler e escrever.

Demerval Lobão possui 20 candidatos que devem fazer o teste. Eles terão que escrever uma declaração de próprio punho pela promotora e juíza da comarca. Na cidade de Cristino Castro aproximadamente dez candidatos já passaram pela comprovação, na qual foi aplicado um ditado pela juíza do município. Em Parnaíba e Ilha Grande, o chefe de cartório disse que cerca de 50 candidatos já passaram pelo processo.

Nesta quinta-feira (26), o teste será aplicado a 30 candidatos em Pedro II. Os servidores da Justiça Eleitoral estão tendo cautela ao aplicar os testes com objetivo de evitar constrangimentos aos candidatos.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.