Fechar
GP1

Política

Deputado Osmar Júnior participa de debate com professores universitários

Além dele, o deputado Jesus Rodrigues e o senador Ciro Nogueira também participaram do encontro, que aconteceu na sede da entidade.

Atendendo convite da Adufpi, o deputado federal Osmar Júnior discutiu o Projeto de Lei 4368/2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal. Além dele, o deputado Jesus Rodrigues e o senador Ciro Nogueira também participaram do encontro, que aconteceu na sede da entidade.

Na abertura do debate o presidente da Adufpi, Mário Ângelo, ressaltou que Projeto de Lei 4368/12, que está tramitando na Câmara dos Deputados não garante a reposição salarial de parte da categoria até 2015, e ainda “há artigos que representam grave risco para a educação federal”.

Imagem: DivulgaçãoParlamentares debatem Projeto de Lei do Magistério Federal na sede da Adufpi(Imagem:Divulgação)Parlamentares debatem Projeto de Lei do Magistério Federal na sede da Adufpi

“O Projeto de Lei 4.368/12 desestrutura a atual carreira docente, criando maiores desigualdades e dificuldades de progressão funcional, não atende as reivindicações dos docentes, pois propõem que, em 2015, o valor básico seja de R$ 1.914,58, além de ferir a autonomia universitária amparada no artigo 207 da Constituição Federal”.

De acorod com o deputado Osmar Junior as reivindicações dos professores são legítimas. “Terminada a greve, os professores estão tentando ganhar espaço no Congresso Nacional, uma vez que o projeto já está tramitando. Tem-se um fundamento muito lógico ao se propor essa negociação no Legislativo. A interlocução entre os professores e a bancada federal propõe a busca de um consenso entre a categoria docente e o governo”, afirmou.

Já o deputado Jesus Rodrigues, além de destacar as inúmeras greves ocorridas neste ano, ressaltou a busca de um diálogo com o governo federal no intuito de solucionar os impasses. O senador Ciro Nogueira afirmou que é favorável a avaliação do Projeto de Lei que trata do Plano de Cargos e Salários do Magistério Federal.

Apesar da suspensão da greve, as atividades de mobilização não serão encerradas. A categoria docente pretende ficar atenta às decisões que serão tomadas pelo governo federal e acompanhar o andamento do projeto no Congresso Nacional. 


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.