Fechar
GP1

Política

Wilson Martins sugere que prefeitos cobrem IPTU e ISS nos municípios

O evento contou com a presença de secretário de governo, prefeitos, deputados estaduais e diversas autoridades políticas do Estado.

O governador do Estado, Wilson Martins (PSB) chegou ao encontro entre Governo e municípios intitulado: “Parceria por Um Novo Piauí”, realizado na sede da Fiepi (Federação das Indústrias do Piauí). O chefe do executivo estadual estava acompanhado do vice-governador, Moraes Sousa Filho (PMDB).

O encontro entre Governo e municípios teve como objetivo formalizar parcerias em várias áreas como saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento rural. O evento contou com a presença de secretários, prefeitos, deputados estaduais e federais e diversas autoridades políticas.
Imagem: Brunno Suênio / GP1Governador Wilson Martins e vice- Moraes Sousa Filho (Imagem:Brunno Suênio / GP1)Governador Wilson Martins e vice- Moraes Sousa Filho

Imagem: Brunno Suênio / GP1
Auditório da Fiepi lotado (Imagem:Brunno Suênio / GP1)
Auditório da Fiepi lotado 
De acordo com Wilson, em 2013 o governo terá R$ 40 milhões para pactuar com os municípios. Ele alertou que esse número pode aumentar se os prefeitos cobrarem os impostos. “O Piauí aumentou em arrecadação de 15,3% em ano de seca. Os prefeitos devem cobrar o IPTU e ISS, que são de responsabilidade dos municípios. Queremos fazer uma gestão compartilhada com os 224 municípios desde o planejamento ao monitoramento das metas”, destacou.
Imagem: Brunno Suênio / GP1Secretário de Desenvolvimento Econômico, Warton Santos (Imagem:Brunno Suênio / GP1)Secretário de Desenvolvimento Econômico, Warton Santos

Imagem: Brunno Suênio / GP1
Secretário Wilson Brandão e João Madson (Imagem:Brunno Suênio / GP1)
Secretário Wilson Brandão e João Madson 
O secretário de Segurança Pública, Robert Rios (PC do B), destacou que a iniciativa de Wilson Martins é um ato de maturidade e algo inédito no Piauí. “Isso mostra a maturidade do governador Wilson Martins. Ele tem interesse de desenvolver o Estado como um todo, sem falar que essa iniciativa é inédita em nosso Estado”, disse Robert.
Imagem: Brunno Suênio / GP1Secretário Robert Rios (PC do B)(Imagem:Brunno Suênio / GP1)Secretário Robert Rios (PC do B)
De acordo com o secretário da Fazenda, Silvano Alencar, o Piauí vai aumentar 11% sua receita este ano, algo em torno de R$ 2,9 bilhões. Ele lembrou que a cobrança do IPTU e do ISS é uma opção viável para aumentar a verba dos municípios.
Imagem: Brunno Suênio / GP1Senador Wellington Dias (PT)(Imagem:Brunno Suênio / GP1)Senador Wellington Dias (PT)

Imagem: Brunno Suênio / GP1
Mesa com autoridades (Imagem:Brunno Suênio / GP1)Mesa com autoridades 
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, destaca como positiva a interação entre o Governo e os gestores municipais. “É uma forma positiva de interação entre o Governo e os prefeitos. Isso mostra a maturidade do governador, isso ajuda tanto na administração quando no monitoramento das ações”, avaliou Firmino Filho.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.