Fechar
GP1

Política

Prefeito de São Raimundo Nonato nomeia irmã acusada de ajudar a desviar recursos

O esquema foi denunciado por professores da rede municipal de ensino. Os irmãos também são réus em uma ação de improbidade que tramita na Comarca.

O prefeito de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira tomou posse em 01 de janeiro e através da portaria de n° 01/2013 nomeou de imediato a irmã Rosa Amélia Ferreira da Silveira para exercer o cargo de Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer. Avelar Ferreira e Rosa Amélia foram denunciados em 2008 pela procuradora regional da República Elizeta Maria de Paiva Ramos ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região por violação ao art.299, parágrafo único do Código Penal e ao art.1°, inciso III e IV do Decreto Lei 201/67.

O prefeito Avelar Ferreira foi acusado de desviar recursos do Fundef e gerar falsos registros de alunos no município para fraudar a aplicação do dinheiro recebido. A irmã do prefeito e secretária municipal de educação na época, Rosa Amélia Ferreira da Silveira, teria colaborado com as fraudes. Segundo o Tribunal de Contas do Piauí, a cidade registrou 690 alunos inexistentes para receber mais recursos da União.

Imagem: ReproduçãoAvelar Ferreira(Imagem:Reprodução)Avelar Ferreira

A procuradora regional da República Elizeta Maria de Paiva Ramos afirmou que Rosa Amélia, assim que soube que haveria uma fiscalização na cidade, pediu a seu secretário, José Arleide dos Santos Pindaíba, que acrescentasse nomes de alunos fantasmas nas cadernetas de aula. O esquema foi denunciado por professores municipais de São Raimundo Nonato. Rosa Amélia e José Arleide também foram denunciados ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) por falsidade ideológica.Com a perda da prerrogativa de foro a ação passou a tramitar na 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí devendo retornar para o TRF1 com a assunção de Avelar Ferreira a Prefeitura de São Raimundo Nonato.

Rosa Amélia e Avelar Ferreira também são réus em uma ação de improbidade que tramita na Comarca de São Raimundo Nonato.

Imagem: ReproduçãoNomeação de Rosa Amélia Ferreira(Imagem:Reprodução)Nomeação de Rosa Amélia Ferreira

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.