Fechar
GP1

Política

Wilson Martins comenta decisão do Senado de derrubar a redistribuição das vagas de deputados

Para valer, no entanto, a decisão dos senadores ainda precisa ser aprovada também na Câmara.

O Senado aprovou nesta terça-feira (22) um projeto de decreto legislativo que suspende os efeitos da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que altera a quantidade de deputados federais de 13 estados nas eleições de 2014. Para valer, no entanto, a decisão dos senadores ainda precisa ser aprovada também pela Câmara.
Imagem: Francyelle Elias/ GP1Governador Wilson Martins(Imagem:Francyelle Elias/ GP1)Governador Wilson Martins

O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB) comentou a decisão do Senado Federal que quer aprovou um projeto de decreto legislativo que suspende os efeitos da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que altera a quantidade de deputados de 13 estados nas eleições de 2014.

Wilson disse que a decisão do Senado foi correta, uma vez que, a mudança seria feita num ano pré-eleitoral o que poderia atrapalhar o andamento do processo.

“Acho que foi acertada essa decisão uma vez que essa modificação seria feita num período que antecede as eleições e que poderia trazer varias complicações aos estados envolvidos”, disse Wilson.

Para valer, no entanto, a decisão dos senadores ainda precisa ser aprovada também na Câmara.

Entenda

A resolução considerou a Lei Complementar nº 78/1993 e os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com relação à população do país por Estado a partir do Censo de 2010.

A resolução de n° 23.389/2013 do TSE considerou a Lei Complementar de nº 78/1993 e os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que reduziam o número de deputados baseada na proporcionalidade da população por Estado a partir do Censo de 2010. No Piauí, a bancada federal passaria de 10 para 8 e a estadual de 30 para 26 parlamentares.

Desta forma, o total de vagas para as Assembleias estaduais e Câmaras Federais somariam 1.049, dez a menos que as eleições gerais de 2010. O pedido de reajuste de vagas foi solicitado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas em abril deste ano.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.