Fechar
GP1

Política

Morre ex-senador João Lobo aos 86 anos

João Calisto Lobo foi deputado estadual por cinco mandatos e exerceu um de senador pelo Piauí.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMorre ex-senador João Lobo aos 86 anos?(Imagem:Divulgação)Morre ex-senador João Lobo aos 86 anos?
Faleceu na madrugada de hoje o ex-senador da República João Calisto Lobo, com 86 anos de idade, vítima de um acidente vascular cerebral. O senador estava internado desde o dia 15 de novembro.

João Calisto Lobo foi deputado estadual por cinco mandatos e exerceu um de senador pelo Piauí.

Filho de Calisto Lobo e Carmem Lobo. Graduado em engenharia civil pela Federal do Rio de Janeiro , ingressou na vida política pela UDN aportando depois na ARENA e por essas legendas foi eleito deputado estadual em 1962, 1966, 1970, 1974 e 1978. Em vinte anos de mandato na Assembleia Legislativa do Piauí foi líder das respectivas bancadas e durante o primeiro governo Alberto Silva (1971-1975) foi líder do governo e vice-presidente do legislativo, cujo comando cabia então ao vice-governador do estado.2

Findo o bipartidarismo imposto ao país pelo Ato Institucional Número Dois outorgado pelo Regime Militar de 1964 optou pelo PMDB, entretanto com a incorporação do antigo PP à legenda de Ulysses Guimarães em 20 de dezembro de 1981, João Lobo seguiu rumo ao PDS.3

Candidato a senador em 1982 dividiu essa condição com dois companheiros de partido graças às sublegendas: o senador Bernardino Viana e o deputado federal João Clímaco d"Almeida. Segundo as regras vigentes seria eleito o mais votado dentre os que figuravam no partido político que recebesse o maior número de sufrágios, e assim como o trio do PDS superou os candidatos do PMDB (Chagas Rodrigues, Francílio Almeida e Walmor Carvalho) por mais de 150 mil votos e João Lobo assegurou o mandato ao obter primeiro lugar em sua legenda tendo seus companheiros de partido como suplentes.

Eleitor de Paulo Maluf no Colégio Eleitoral em 1985, não hesitou em ingressar no PFL e por essa legenda ficou numa suplência ao disputar um mandato de deputado federal em 1990.1 Retornou à vida pública no governo Mão Santa (1995-2001) onde foi presidente da Companhia Energética do Piauí (CEPISA), o último antes que o governo federal assumisse a administração da empresa em 1997, e diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

João Lobo também foi o responsável por instalar a primeira emissora de FM e de Televisão no sul do Piauí.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.