Fechar
GP1

Política

Prefeitura de Porto serve apenas arroz e ovo como merenda em unidade escolar

O prefeito afirmou que a denúncia é inverídica e que todas as escolas estão funcionando de forma regular. O secretário de Educação explicou que o cardápio varia diariamente.

A merenda escolar servida aos alunos da Unidade Escolar Edite Lima, da cidade de Porto, é apenas arroz e ovo. A denúncia foi feita pela vereadora Girlany Rêgo (PMDB) que foi procurada por pais de alunos que relataram a situação. A vereadora visitou a Unidade Escolar ontem (11) e constatou que a denúncia é verídica, pois flagrou merendeiras fazendo o arroz com ovo cozido e servindo aos alunos. "Eu tenho depoimento das merendeiras, os alunos das fotos, são alunos da própria escola, as fotos são verdadeiras", disse a vereadora.

De acordo com a denúncia da vereadora Girlany Rêgo, a refeição servida não atende os critérios do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, do Governo Federal, que garante, por meio da transferência de recursos financeiros aos municípios, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil (creches e pré-escola) e do ensino fundamental matriculados em escolas públicas.

Imagem: Baixo ParnaíbaMerenda em unidade escolar de Porto(Imagem:Baixo Parnaíba)Merenda em unidade escolar de Porto

“A merenda escolar tem que atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos alunos. E arroz e ovo não atende os princípios do PNAE”, disse a vereadora. Os alunos informaram à parlamentar, que desde o início das aulas que somente arroz e ovo são servidos como merenda escolar. A única variação até o momento é que algumas vezes os ovos são cozidos e outro vezes fritos.

Em entrevista ao GP1, a vereadora Girlany Rêgo disse que está providenciando ofício para comunicar o fato ao Ministério Público para que providências sejam tomadas. Fotos divulgadas pelo portal Baixo Parnaiba mostram a merenda servida na unidade escolar.

Imagem: Baixo ParnaíbaMerenda em unidade escolar de Porto(Imagem:Baixo Parnaíba)Merenda em unidade escolar de Porto

"Fui eleita para ir atrás dos direitos da população de Porto e não para agradar prefeito ou secretário", declarou. 

Outro lado

Procurado pela reportagem do GP1, o prefeito do município de Porto, Francisco Geronço (Prof. Manin) afirmou que a denúncia é inverídica e que todas as escolas do município estão funcionando de forma regular. O gestor disse ainda que fotos podem ser divulgadas de forma falsa.

“Eu queria que o Ministério Público investigasse mesmo. Aqui as escolas estão funcionando 100%, quem faz essa denúncia é uma pessoa insatisfeita nos quadros da política do município. A imprensa pode vir conferir pessoalmente a situação das escolas, que estão de portas abertas para receber qualquer pessoa”, disse o gestor.

Imagem: ReproduçãoPrefeito Francisco Geronço(Imagem:reprodução)Prefeito Francisco Geronço

O secretário de Educação do município, Ranieri Machado, também negou a denúncia e explicou que o arroz servido é um risoto e que o cardápio muda diariamente. “A denuncia não procede, não são todos os dias que é servido o ovo, que usamos no cardápio. A vereadora me procurou e até chamei a nutricionista. Faremos uma reunião também com o diretor e pais na escola.

O secretário explicou que a atual administração quer qualidade dos serviços prestados e que uma pessoa não pode fazer uma denúncia leviana. “Nossa gestão está recente, temos pouco mais de dois meses de governo e recuperamos tudo agora. Estamos em processo de licitação para contratar empresas para serviços porque a gestão anterior deixou muitos problemas. Só acho que uma pessoa deve ter a decência de divulgar o que é certo, mas isso é leviandade”, finalizou.

Imagem: Baixo ParnaíbaArroz e ovo como merenda escolar em Porto(Imagem:Baixo Parnaíba)Arroz e ovo como merenda escolar em Porto

Imagem: Baixo ParnaíbaArroz e ovo como merenda escolar em Porto(Imagem:Baixo Parnaíba)Arroz e ovo como merenda escolar em Porto

Reunião

A vereadora Girlany Rêgo conversou novamente com nossa equipe de reportagem no início da tarde de hoje e falou sobre reunião que foi feita com o secretário de Educação. De acordo com a parlamentar, a informação que teve foi de que a Prefeitura está passando por um processo licitatório e foi realizada compra emergencial.

"Eles explicaram que há uma situação de emergência no município, mas questionei lá que não justifica a merenda que estava sendo servida aos alunos. O secretário disse que vão tentar melhorar a situação também. Vou continuar fiscalizando e vou acionar o Ministério Público para tomar providências quanto a esse caso e outros", garantiu a vereadora.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.